Silêncio: JES esquecido no dia do seu aniversário



O ex-Presidente angolano completa 79 anos de idade, este sábado 28.08). Durante a sua governação, o aniversário era comemorado efusivamente. Mas este ano, a data passou em brancas nuvens em Angola.

O ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos (JES), nasceu a 28 de agosto de 1942, em Luanda. O seu local de nascimento, o Sambizanga, continua envolto em polémicas e segredos.


O Lil Pasta News foi  às ruas de Luanda para conversar com alguns cidadãos angolanos sobre o ex-chefe de Estado.



Na capital angolana, quase ninguém aceita dar entrevista sobre o homem que governou o país por quase 40 anos.






O ex-Presidente José Eduardo dos Santos deixou como um dos seus maiores registos históricos o alcance da paz em 2002, na sequência da morte em combate do líder fundador da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Jonas Savimbi.

Durante a sua governação, os seus aniversários eram comemorados efusivamente: maratonas de comidas e bebidas, campeonato de futebol denominado a "Taça do Presidente" e acompanhamento maciço da imprensa.



"Ao longo deste período de tempo, a própria data de aniversário do Presidente da República chegou a ser, em determinadas ocasiões, muito mais importante que a data da independência nacional," avalia.


"Por todos os lados, havia manifestações de apoio, torneios desportivos, a imprensa enaltecia os feitos do Presidente da República - 'o arquiteto da paz' - como se ele fosse o único construtor da paz," recorda Manuel Luís.


Mas hoje, as coisas mudaram. Há um silêncio total. JES está num processo de "apagamento da sua imagem" na sociedade angolana, considera o analista.

"Deixou de ser aquela figura que mobilizava todas as atenções. Hoje é praticamente hostilizado, os seus aspetos negativos vêm ao de cima em todos os setores. Muitos o questionam, mesmo aqueles que ontem eram os seus aliados. Uns optaram pelo silêncio total," afirma.



Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 



Postar um comentário

0 Comentários