Vale a pena recordar que foi no longínquo ano de 1974 no dia 1 de Agosto que os guerrilheiros do MPLA representados pelos Comandantes de Coluna e de Esquadrão presentes fundaram as Forças Armadas de Libertação de Angola “ FAPLA”
Para que não se apague na nossa memória decidi, publicar, para que nos recordemos. Eis o texto da Proclamação :
“ Ao Povo Angolano Combatente. Aos guerrilheiros do MPLA. Aos soldados de Angola libertada.
O Povo Angolano combatente acaba de conquistar uma vitória decisiva. O país encontra-se no limiar do objectivo pelo qual, durante 13 anos combatestes, pelo qual meio milhão de patriotas tombou e centenas de milhares ficaram mutilados.
Soldados Patriotas!
Nas chamas, nas matas, nas cidades, nas prisões, fostes durante esta longa marcha, o factor determinante da vitória.
Combatentes do Povo!
Nesta hora em que o Povo é chamado a assumir as suas responsabilidades históricas numa Angola independente , interesses inconfessáveis agitam-se procurando desvirtuar aquilo porque lutastes durante 13 anos.
Camaradas!
Com a mesma decisão e firmeza demonstradas nos momentos mais convulsos do combate libertador , assumi as vossas responsabilidades actuais.
Soldados Comandantes!
Sobre as ruínas de Caripande e de Miconje, reflectindo a vontade manifesta de todos os que lutaram de armas na mão, fiéis à memória dos nossos mortos, de acordo com o estipulado na lei reguladora dos organismos militares,
PROCLAMAMOS:
⁃ A constituição das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola ( FAPLA) como instituição autónoma subordinada à Direcção Política do MPLA.
⁃ A integração nas FAPLA de todas as forças militares e militarizadas e de defesa popular.
⁃ A decisão inabalável de prosseguir o combate, por todos os meios, pelos objectivos que nos propusemos. GLÓRIA ÀS FAPLA, VIVA O MPLA, A VITÓRIA É CERTA!
Este documento foi assinado por 31 Comandantes de Coluna e por 48 Comandantes de Esquadrão. Por razões logísticas e outras de natureza operacionais muitos não estiveram presentes, porquanto, nessa ocasião o MPLA, não ter assinado ainda o cessar fogo com o Governo de Portugal representado pelas tropas portuguesas , que só ocorreu em Outubro do mesmo ano.
Foi com esta instituição militar que o MPLA se bateu contra as forças internas , mercenárias e exércitos invasores e proclamou a independência de Angola. Foram as FAPLA que ao longo de 17 anos defenderam a integridade territorial e a soberania de Angola até a assinatura dos Acordos de Bicesse dando lugar por sua vez a constituição do exército nacional único as “ FAA” Forças Armadas Angolanas.
Nesta data memorável apelo a que recordemos os nossos heróis tombados pela causa da Pátria e enalteçamos todos quantos serviram aquela Instituição que foi na verdade o baluarte na defesa da soberania de Angola.
Viva As FAPLA
Viva o MPLA
Viva Angola
Luanda, aos 1 de Agosto de 2021
Gen Higino Carneiro
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários