Há meio milhão de vacinas da AstraZeneca contra a covid-19 que terminam o prazo de validade em outubro, mas nenhuma será desperdiçada. Segundo o coordenador da task-force Portuguesa prata combate a Covid-19, Gouveia e Melo, estes fármacos vão ser doados para utilização imediata a países como Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste.
O coordenador da task-force para a vacinação adiantou este sábado que já foram enviadas mais 220 mil vacinas a países como Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste.
Em visita ao centro de vacinação de Loures, Gouveia e Melo destacou que é muito importante olhar para o resto do mundo: “Fala-se na necessidade de uma terceira dose, enquanto muitos países nem a primeira dose têm”.
É uma altura única para mostrarmos alguma superioridade ética e ajudarmos o mundo subdesenvolvido no combate ao vírus”, frisou.
Gouveia de Melo defendeu que deveria haver uma “concertação a nível internacional”, para que os países mais ricos pudessem ajudar os mais necessitados.
“Temos de decidir – e não apenas no nosso país, mas nos países mais avançados e com mais capacidade económica – se pudemos ajudar os outros países com menos capacidade económica, porque o mundo bem precisa de solidariedade”, defendeu.
O responsável pelo processo de vacinação em Portugal disse não gostar de “desperdiçar uma única vacina”, admitindo que num processo logístico que envolve “milhões de doses” é normal perderem-se algumas: “Parte-se um frasco, ou há uma degradação da cadeia de frio”.
Até ao momento, segundo números do vice-almirante, perderam-se pouco mais de 20 mil vacinas, o que é “estatisticamente bastante razoável” quando comparado com outros países.
“Claro que não fico contente por termos perdido vacinas, eu queria ter perdido zero”, admitiu, recordando que a pandemia de covid-19 obrigou a montar cerca de 300 centros de vacinação um pouco por todo o país para dar resposta ao programa de vacinação.
C/ TVI24
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários