Figuras de destaque do actual regime continuam a roubar excessivamente o País enriquecendo de forma escandalosa, enquanto “cospem na cara” do povo deixando milhares de cidadãos angolanos na miséria extrema
Salomão Xirimbimbi, antigo ministro das Finanças e também das Pescas, além de ex – vice – ministro do Planeamento, tornou-se famoso nas lides milionárias do partido da situação como deputado bancário do MPLA, detendo 11,05% das acções do Banco Comercial de Angola.
Xirimbimbi, que substituiu Virgílio de Fontes Pereira como chefe da Bancada Parlamentar do MPLA em 2017, deixando posteriormente o cargo para o deputado Américo Cuononoca, é actualmente uma das peças fundamentais do Bureau Político do MPLA liderado por João Lourenço, ocupando a pasta de Secretário para a Política Económica neste organismo, tem sido citado em meios competentes de possuir milhões de dólares nas suas contas.
Porém, Salomão Xirimbimbi, em jeito de justificação, afirma que a sua fortuna de mais de 300 milhões de dólares, que se encontra reservada em bancos, é fruto de poupança sua, porque é cliente do BPC “desde os seus 5 anos de idade” (!!!).
Como se pode depreender, diz-se nos citados meios, “tal afirmação não passa de uma aberração intelectual que nem sequer um bebé de três anos de idade poderia ter pronunciadoa tal fantasmagoria delirante”.
O que consta, na realidade, é que o nome de Salomão Xirimbimbi consta numa longa lista, tornada pública, de indivíduos, todos ligados ao MPLA, que “assaltaram” de forma impiedosa durante décadas os cofres do BPC e arruinaram o maior banco público angolano, num processo de “crédito malparado”. Xirimbimbi é um dos que usurparam centenas de milhões dólares ao BPC sem nunca ter havido qualquer retorno aos cofres do Estado e devia estar preso.
Enquanto isso, e para demonstrar que tal riqueza foi obtida de forma ilícita, sem qualquer esforço e suor, foi largamente comentado no final de 2017, que o filho mais novo de Salomão Xirimbimbi, residente na diáspora, exibiu, sem pejo, milhões de euros ao vivo. O miúdo mostrou num vídeo que circulou nas redes sociais, milhões de euros em mão e em sacos, além de exibir um super – relógio de luxo que nem mesmo um famoso de Hollyood teria tanto dinheiro para adquiri-lo, vangloriando-se que era super-rico.
Infelizmente, para o povo angolano, dirigentes do calibre de Xirimbimbi, continuam a beneficiar de todo apoio e protecção de João Lourenço que, apesar do seu propalado combate à corrupção, impunidade e conexos, confia neles e fecha os olhos diante dos seus desmandos.
O povo angolano continua a sofrer de forma inaceitável os horrores das calamidades sociais impostas pelo actual regime, num dos países mais ricos de África e num dos maiores exportadores de petróleo.
Jornal 24 Horas
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários