Realmente tenho o dever de escrever. Quem recebe o finado na varanda da casa do Dr Savimbi fui eu. Ele entrou pela primeira vez dentro da cidade por volta das 12h45 do dia 19 de Outubro de 1999. Vindos da visita aos bordos dianteiros das FAA, estavamos a almoçar na varanda da casa que era do Dr Savimbi no Andulo. O general Nguto estacionou os seus automóveis defronte a casa. Eram só três ou quatro BMP-2 uma escolta de tropa comando. Ele era um homem baixo e atarracado. Tinha deixado milhares de soldados a cercar o Andulo com tanques e canhões. Vinha com ele um homem alto com bigodes de mosqueteiro. Era o brigadeiro Ngonga. Havia uma exposição de arsenal defronte a ex-casa do PR da Unita. Estavamos à mesa: gen João Baptista de Matos, gen Geraldo Nunda, General Simione Mukune , gen Lucio do Amaral, General Panda, o major Domingos Júnior e um coronel que nós chamávamos de Doutor. Quando o general Nguto se ia apresentar do CEMG, o general Matos chamou-me e disse: este é o general Nguto vai ainda lhe entrevistar. Eu fui com o general Nguto para a exposição e fiz várias fotos dele e o filmei. Conversamos e voltamos para junto do staff do CEMG que estava a almoçar. Ouvíamos muitos disparos de metralhadoras pesadas que tentavam alvejar o avião onde estavam o general Vietname e o jornalista Gonçalves Ihanjika. As 13h em ponto eu recebi autorização do CEMG para anunciar ao povo angolano e ao mundo a tomada do bastião da Unita. O general Matos chamou o general Simione e lhe disse: Simione vai com o Azulay e podes anunciar. Peguei no telefone Satélite e acompanhar o do Simione fomos para o Jardim enquanto na varanda o general Nguto e os generais se abraçavam.
A Central da RNA Quando finalmente me atendeu, o noticiário das 13h lá estava no ar e eles manifestaram dúvidas de que eu estava no Andulo e tinham de consultar " ordens superiores ". Eu gritei, ponham-me no ar po.. a. Estou no Andulo. Lá eles me conectaram para o noticiaraio e eu entrei em directo a entrevistar o general Simione.
Foi assim que se passaram as coisas. Depois tentaram inventar fantasias com outros protagonistas. Quem anunciou a tomada do Andulo fui eu. Era o único repórter no terreno. Só estava o repórter do EMG o então major Domingos Júnior.
Honra ao general Jorge Barros "Nguto".
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários