Sobre a questão da nomeação da Directora da DRH, Elsa Caposso (famosa e intrusa Embaixadora), já era de se esperar que não viesse a dar em absolutamente nada o seu contributo a tão importante orgão do Mirex, aliás desde o principio nós fomos os primeiros a denunciar a macabra nomeação dessa senhora, se na área em que se diz ser formada não conseguiu dar contribuição nenhuma, jamais na Direcção dos Recursos Humanos de tão importante departamento Ministerial conseguiria fazer alguma coisa de jeito. Ela nem sabe o que lá está a fazer, porém, essas últimas Circulares (50, 51 e 52) que ela subscreveu, também tiveram o aval do Secretário Geral, o Sr. Embaixador Alfredo Dombe, que é outro cancro que foi nomeado, lento, calmo, distraído e também sempre á espera que os seus "muchachos lhe tragam as mixas", sobretudo o Sr. José Miguel.
Cogita-se que a Sra. Elsa Caposso, se está apenas a fazer ao cargo de Cônsul Geral em São Paulo, para substituir a Embaixadora Stella Santiago ! Se assim fôr, que apresente directamente a questão ao Secretário Geral ou ao próprio Ministro. Mas, diga-se de passagem, que nem para essa função ela não tem estaleca. O melhor que tem a fazer é regressar á sua entidade patronal, o Ministério das Telecomunicações.
Para ilustrar apenas um bocado sobre este assunto, pergunta-se como é possível nesta altura em que o executivo se encontra a braços com questões financeiras, para quê e porquê estarem a nomear novamente Adidos Administrativos para as Embaixadas e Postos Consulares, quando essa tarefa pode e deve ser executada perfeitamente bem pelos próprios Adidos Financeiros ? Pior do que isto, é que estão a nomear desnecessáriamente Adidos Administrativos, alguns que nem sequer pertencem aos Quadros do Mirex, como aconteceu para os Emirados Árabes Unidos, e para o Posto Consular no Rio de Janeiro ? Para fazerem o quê ? Só se fôr para serem os mixeiros dos Embaixadores e dos Cônsules Gerais.
Porque razão a DRH, não toma a douta decisão de exonerar e emitir Guias de Marcha para as suas entidades patronais todos aqueles que não pertencem aos Quadros do Mirex e que alguns deles ainda se encontram a mais de 8 anos em algumas Embaixadas e Postos Consulares ? Isso é que deve ser feito, de modo a dar oportunidades aos seus Quadros.
A nosso modesto contributo, seria desejável nomear-se imediatamente e com toda a urgência possível o Embaixador Luís Galiano (que foi Cônsul Geral no Algarve e que foi para lá colocar aquele Consulado nos eixos depois da desastrada passagem do seu colega Sá Miranda) para essa tão importante Direcção ... é um funcionário que conhece o Mirex, conhece os seus Quadros, é dedicado, trabalhador, responsavel, inteligente, educado, ponderado e sobretudo conhecedor dos meandros do Mirex.
Á quem diga que ele já está indicado, tendo como uma Adjunta (Chefe de Departamento) uma Sra. já antiga pelo Mirex, Suzana Albino.Porque não se avança ? Do que se espera ?
SECRETARIA GERAL
Esse é ou devia ser o orgão que devia servir melhor o Ministro, ajudar mais e melhor o Ministro, mas infelizmente, o seu Secretário Geral, Embaixador Alfredo Dombe, tem medo de tudo e de todos, é mais lento que a lentidão, muito esquecido dos dossiês, enfim, tornou-se mixeiro e prisioneiro principalmente do Sr. José Miguel que é o funcionário que lhe leva as mixas e o torneia a cabeça nas nomeações, sobretudo dos Adidos Financeiros das Missões Diplomáticas e dos Postos Consulares.
Infelizmente, o Embaixador Alfredo Dombe, nem ouve os conselhos e orientações da Secretaria do Presidente da República para os Assuntos Diplomáticos !!!
EMBAIXADORES E CÔNSULES GERAIS
Outro câncro que infelizmente faz feder o executivo e o próprio Mirex. Como é possível alguns Embaixadores e mesmo Cônsules Gerais, estarem alguns nos seus cargos e até ao momento não apresentarem resultados palpáveis tanto a nível da organização dos seus postos de trabalho, quanto da dinamização das relações com os países e cidades onde estão acreditados? Segundo se houve dizer, isso acontece com bastante ênfase no Brasil e em Portugal onde o Embaixador Florêncio de Almeida passa mais tempo em São Paulo do que em Brasília, a Cônsul em São Paulo - que se encontra bastante adoentada) não tem pulso no Consulado e declina a maior parte das decisões na Vice Cônsul Adelaide (que nem sabe o que por lá anda a fazer), o do Rio de Janeiro apenas se pavoneia em vaidades, tendo conseguido com que o Secretário Geral (que se diz ser seu amigo), nomeasse como Adido Administrativo um rapaz que nem sequer pertence ao Mirex e que trabalhou com ele no Algarve (o seu mixeiro).!
Para que todos este gastos desnecessários? Isso é serem bons nacionalistas ?
Diz-se que a Sra. Vice Cônsul em São Paulo já foi exonerada, no âmbito de uma inspecção que foi feita em Dezembro passado e que concluiu que essa funcionária teve comportamentos inadequados, porém, mesmo tendo sido exonerada, no mesmo documento a Directora da DHR nomeou-a para Vice Consul em Oshakati e mesmo ela diz que não está para sair do "Alvalade para ir para o Cazenga" !!! (sic). Só mesmo com essa Directora é que situações desse género podem acontecer!
O Embaixador em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, lamentavelmente, os próprios concidadãos nem o conhecem ! Passa a vida na toca, não saí do gabinete, não recebe ninguém, nunca sabe de nada e pouco se dá a conhecer ao próprio corpo diplomático de outros países. Por ser assim, as autoridades portuguesas preferem sempre fazer os contactos directos com Luanda ! Por isso em circunstancias dessas, não é necessário angola dizer que tem um Embaixador am Portugal.
Escreveu-se muito esta semana sobre a exoneração do Cônsul Geral em Lisboa, Sr. Narciso do Espirito Santo, e que já tem substituta que se diz ser a Sra. Vicência de Brito (Vivi) esta que deixou a cerca de dois anos o Consulado em Londres e deixou aquele orgão de pernas para o ar, sobretudo pela sua arrogância e falta de educação. Hoje é Directora da Direcção Europa, ou seja, como não está a dar conta do recado na importante Direcção que chefia, vão despachá-la novamente para um Consulado Geral que até certo ponto não é fácil ser dirigido, pois requer muito tacto, educação, respeito, ponderação - atributos que são todos alheios a essa Sra. Será que o Mirex não tem Quadros capazes para assumirem esse cargo e/ou função?
Cônsules Gerais e Embaixadores, que deviam estar a dar aulas em Luanda, como por exemplo o Sr. Sá Miranda que se augura ser Professor de Etiqueta e como a muitos dos diplomatas lhes falta a etiqueta, ele seria uma mais valia para o Mirex nesse espectro.
PESSOAL DOS SIE NAS EMBAIXADAS E POSTOS CONSULARES
Não vamos aqui dizer que eles não são necessários nas Missões Diplomáticas e nos Postos Consulares, mas desde já vamos dizer que até por questões financeiras e não só em alguns países e cidades não são necessários tantos elementos desses Serviços como se tem vindo a nomear. Muitos deles nem sequer conseguem manter contactos com os serviços similares dos países e cidades onde se encontram, outros limitam-se a diáriamente resumir noticias dos principais jornais e remeter aqui para Luanda, outros imiscuem-se nos trabalhos das embaixadas e dos postos consulares convencidos que só eles são os salvadores da pátria.
Tem que se acabar com o envio desenfreado desses agentes e mesmo quando são nomeados devem saber primeiramente e devidamente ao que vão fazer. Alguns nem sabem onde moram as comunidades angolanas, têm medo de lá irem, outros vão comprando um ou outro angolando para lhes trazer noticias da comunidade e/ou deste ou daquele, sinceramente o executivo não está em condições de gastar rios de dinheiro para isso.
PROMOÇÕES
Aquando da nomeação do Embaixador Téte António para Ministro das Relações Exteriores, este fez sair uma Circular indicando uma Comissão chefiada pelo Embaixador Alves Primo, para que todos os funcionários que se sentissem injustiçados sobre as suas categorias, escrevessem para se avaliar se deveriam ser promovidos ou não, considerando que o Mirex tem uma série de funcionários que á mais de 10 anos se mantêm nas mesmas categorias. Houve uma grande avalanche de cartas e se sabe que essa Comissão avaliou cada uma delas propondo a promoção de alguns e outros que eles acharam que não o mereciam, aconselhou que permanecessem nas mesmas categorias.
Até hoje, nenhum funcionário que enviou as suas reclamações recebeu sequer a recepção de suas cartas, tudo ficou como nado (morto), infelizmente ! Isso é normal ?
CERIMONIAL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Também sobre esta questão já aqui escrevemos numa altura em que a Direcção do Cerimonial do PR estava num alvoroço terrível e em que o Director e o Director Adjunto não se cruzam e que só lhes faltava irem a vias de facto. Por isso, como todos sabemos o PR já exonerou o ex-Director, Sr. Bartolomeu Nunes, e o Adjunto só ainda lá está por pertencer aos Serviços de Segurança e é "afilhado" do General Miala, porque se sabe que ele é muito verde para tocar tanta responsabilidade!
Deixamos a nossa modesta opinião sobre essa Direcção, sugerindo como Director o Embaixador Luís Galiano e como Adjunto um Sr. (Alexandre Andrade que neste momento se encontra a trabalhar no Consulado no Rio de Janeiro), que por lá já passou no tempo do Director José Filipe. Esses dois fariam um excelente trabalho no Cerimonial do PR por serem pessoas já com experiência, educados, trabalhadores, responsáveis, dinâmicos, respeitadores, de tacto fino, enfim, pessoas certas para esses lugares. Infelizmente não nos querem ouvir.
Carlos Feijo para o Lil Pasta News
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários