Presidente da República, João Lourenço, está a preparar mudanças na chefia das Forças Armadas Angolanas (FAA), sendo o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFAA) o principal visado na remodelação a ser efectuada.
De acordo com o África Monitor, é dada como certa em meios militares a substituição próxima do general Egídio dos Santos ‘Disciplina’ do cargo de CEMGFAA. Conforme apurado, o próprio revelou isso numa conversa privada. O motivo da saída, segundo o CEMGFAA, é ter atingido limite de idade para exercício de funções.
O substituto deveria ser o general Abreu Muengo Ukwachitembo ‘Kamorteiro’, vice-CEMGFAA, que goza de boa aceitação nas FAA devido ao seu perfil de militar e experiência. É respeitado e tem a vantagem de conhecer os meandros do EMGFA e do meio militar em geral.
Contudo, o facto de ser oriundo da UNITA, conjugado com o momento político actual, de combate intenso entre o regime e a oposição, torna duvidoso o cenário da sua nomeação para CEMGFAA. ‘Kamorteiro’ está actualmente a realizar um doutoramento em Évora, Portugal.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários