À
SUA EXCELÊNCIA SENHOR
PRESIDENTE DA REPÚBLICA
ATT. Dr. João Manuel Gonçalves Lourenço
LUANDA
Cc: PGR, SINSE e INSPENÇÃO GERAL DO ESTADO
Práticas de abuso de poder e corrupção perpetuada pelo conselho de administração da Endiama e sua corja (Ganga Júnior/Ana Feijo).
Digníssimo Sr. Presidente, na 1a Conferência e Exposição Internacional sobre o Sector Mineiro, que se realizou nos dias 20 e 21 de Novembro de 2019, em Luanda. Neste evento, presidido por Vossa Excia, conclui-se, que o potencial mineiro existente em Angola, requer mais investimento e maior critério na diversificação de inertes com potencial de exploração no território nacional.
Mas, o que se tem visto não é exactamente aquilo que foram as orientações de vossa excelência relativamente no que concerne a uma estratégia para alavancar a economia Angolana tendo o sector mineiro como um sector estratégico.
Excelência, o conselho de administração da Endiama E.P tem perpetuado deliberadamente algumas ações que não vão de encontro com as orientações dadas por vossa excelência, e com tais ações passamos a crer de que, continuamos mergulhados nas mesmas práticas de um passado bem recente que levou o país a mergulhar nas profundezas da má gestão, corrupção, nepotismo, amiguismo, compadrio, entre outros males que enfermam a nossa nação. Excelência o slogan de vossa excelência foi e é, corrigir o que está mal e, melhorar o que está bem, assim sendo, pelo trabalho desenvolvido pelo conselho de administração da Endiama E.P, nos faz crer de que o ninho dos Marimbondos esta cada vez mais acentuado e forte porque não respeitam o que vossa excelência tem orientado sendo que, remam contra aquilo que são as orientações de vossa excelência e, fazem com que esteja manchanda a imagem de vossa excelência e do nosso país relativamente ao investimento estrangeiro e privado.
A Endiama E.P,(os seus administradores) têm enganado a vossa excelência no que concerne a transparência e gestão da coisa pública, porque não é possível, passarem a concurso público internacional Projectos que estejam entregues a outras entidades sem mesmo notificar as mesmas e com o agravante de, retirar os projectos das mãos de Angolanos que lutaram e continuam a lutar para consolidação do bem estar do povo Angolano (figuras de proa) para entregar a quem lhe convém.
A Sociedade Mineira Caicesse-Binda no Município de Xamuteba Província da Lunda Norte foi-lhes retirado o projecto e entregue a Cooperativa Jinjingo, o Projecto Itengo pertencente a Sociedade Mineira Wanangana foi-lhes retirado o projecto e, entregue a Empresa Somipa ou Somepa, por compadrio, amizade, nepotismo, trafico de influências e abuso de poder e, esta mesma empresa pertence a um ex administrador da Endiama E.P o senhor Paulino Neto e, seu irmão que também foi um dos diretores do departamento de Geólogia da Endiama, a Cooperativa Sangambo localizado na província da Lunda Norte Município de Capenda Camulemba também foi-lhe recebido o projecto e, entregue ao projecto Cacuilo e Lulu, a area de concessão da cooperativa Grupo Yassine foi recebida e, entregue a empresa do grupo Santos Bikuku.
Estas praticas todas as fizeram e entregaram a quem os convinha e, nesta corja estão envolvidos actuais funcionários da Endiama porque os mesmos fazem parte do conselho de administração das empresas que ganharam os supostos concursos públicos internacional.
E também porque, quando passaram a informação de que estavam a fazer o concurso público internacional de concessão de áreas mineiras em Território.
nacional, os projectos foram passados em outros nomes para não despertar os donos dos projectos que estavam a recebê-los as suas áreas de concessão. Algumas fontes revelam que, a dada Altura excelência o grupo Somipa ou Somepa, reuniu com os gestores de varios projectos Na SEDE DO BANCO BDA e, levaram a proposta de serem a Empresa Operadora para os referidos projectos e para surpresa de todos, hoje esta mesma empresa por graça do favoritismo, nepotismo, amiguismo, abuso de poder e outros males que enfermam esta Instituição Pública por parte do seu conselho de administração (da Endiama E.P), que recebeu e recebe a belo prazer sem quaisquer fiscalização por parte do Estado os projectos a Angolanos batalhadores e entrega a empresas que eles estão a constituir para fazerem parte dos projectos (empresas estas que não tem capital financeiro para desenvolver os projectos e estão a recorrer atrás dos bancos para fazerem ou terem um financiamento Banco BDA) tanto que, já se passaram muitos meses ou seja quase um ano e até a data presente, não se vê absolutamente nada.
Enquanto que, alguns projectos já tem os seus investidores em Angola com capacidade técnica e financeira a muitos meses e estão a espera do desfecho deste falso problema que a Endiama (Ambicioso do Ganga Junior e a Ambiciosa da Ana Feijo) criaram, para ver se podem desenvolver os projectos e alcançar com os objectivos preconizados pelo Executivo de Vossa Excelência.
O que se pretende excelência não é o combate à fome, pobreza, empregabilidade e o alavancar da economia Angolana?
Se é isto que o executivo de vossa excelência pretende, porquê, e como é possível a Endiama (Ganga Junior e Ana Feijo) nos tempos de hoje ainda estar a trabalhar desta forma demonstrando total desrespeito a lei, muita corrupção, abuso de poder e com muita burocracia?
O conselho de administração da Endiama é soberano Excelência?
Será que em Angola continuaremos a viver com o favoritismo por parte das pessoas que dirigem as instituições?
Se as instituições não respeitam os Angolanos, vão respeitar a quem?
Estão a matar com o empresariado Nacional no sector mineiro Excelência.
Excelência precisamos de instituições fortes e não de pessoas fortes e por esta razão peço encarecidamente a Vossa Excelência, que autorize/oriente os órgãos competentes para que façam uma inspeção, inquérito ou mesmo uma investigação profunda nos processos contratuais e em outras práticas perpetuaras pelo conselho de administração da Endiama E.P com as empresas de exploração de diamantes e cooperativas.
E, verão que eles estão metidos e representados nas empresas pelos seus familiares pois também se sabe que, existem muitos outros projectos que estão inoperantes devido ao excesso de burocracias por parte da Endiama E.P.
Também gostaria de levar em evidência Excelência, de como sera encarado o Estado Angolano uma vez que vossa Excelência passou a imagem no mundo a fora de que Angola é um local seguro e confiável para os investidores estrangeiros trazerem e investirem os seus capitais?
As nossas instituições deixam a desejar por conta da ambição descabida de alguns elementos que estão por frente das mesmas pois não se percebe qual é a verdadeira função dos mesmos, até então Excelência não percebemos se são peixes ou carne.
Até agora excelência tudo denota que continuamos com as mesmas práticas do passado aonde não existe, profissionalismo nem amor à pátria, mas sim, amiguismo, favoritismo, nepotismo, compadrio, abuso de poder e, entre outras práticas que não ajudam no desenvolver da nossa nação.
Excelência, por favor corrija o que esta mal e melhore o que esta bem.
O povo da Lunda Tchokwe esta aflito e precisa de emprego, mas, estas praticas e Politiquices da Endiama E.P já vem a perdurar a muito tempo e esta a atrasar o desenvolvimento do pais no sector.
Sem outro assunto de momento, aproveito para endereçar votos de alta estima e consideração.
Att: Diamante Negro, filho de Angola.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários