Acusado de ser testa de ferro de marimbondos: Empresário Israelita já faturou em negócios com o governo angolano quase 800 milhões de dólares



Num momento em que o mundo inteiro empresários mobilizam fundos privados para doarem aos governos para combater a pandemia, em Angola, um pequeno grupo de empresários ligadas à elite política, continua a ganhar milhões a custa da corrupção.



Taib é um empresário que detém vários investimentos em Angola e tem fortes ligações com políticos desde o tempo de José Eduardo dos Santos.




Segundo  fontes do Lil Pasta News, é um dos três empresários estrangeiros atualmente com maior influência junto ao palácio presidencial. Vários  empresários desconfiam que o empresário israelita é testa de ferro do homens ligado à presidência da república.



Lucros milionários com a Covid em Angola 



O grupo Mitrelli presente no mercado angolano já algumas décadas, tem faturado milhões com o Estado angolano, sendo o principal fornecedor de testes e material de biossegurança no país. 


Fontes do Lil Pasta News bem familiarizada no assunto, dizem desde que a COVID-19 afectou Angola, o empresário Taib já facturou com a prestação de serviços ao governo, cerca de 60 milhões USD. 



Empresário Israelita ganhou contrato de 782 milhões de dólares 



O grupo Menomadin, através da sua participada Luminar Finance, com sede em Zurique, Suíça, vai financiar em 782 milhões USD a construção de três centralidades no País, nas províncias do Bengo, Cabinda e Cunene, e também será responsável pela construção do empreendimento, através da Kora Angola, o braço do grupo Mitrelli, para área da construção e imobiliário, pertence à mesma empresa- mãe Israelita.



O despacho presidencial 54/21 de 29 de Abril, deixa claro que para construção das centralidades, deve ser contratada a empresa "benfeitora" da linha de crédito da Luminar Finance.



Dos seus negócios destacam-se na saúde, o Luanda Medical Center, Yapama e outros no ramo das telecomunicações, fornecendo ao Estado sistemas de vigilância activa para forças militares e serviços de informações, através de uma outra empresa, a Geodata.


É responsável pelos projectos Aldeia Nova e Aquafish (de pescas) e ainda no sector das água e saneamento, opera através da empresa Owini, parceira do Ministério da Energia e Águas.


Haim Taib, é presidente do grupo Mitrelli criando no princípio da década de 2000, que teve como actividade principal, fornecer equipamentos de segurança aos serviços de inteligência de Angola. 





Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários