São Tomenses dominam o MPLA: Conheça alguns dirigentes do partido no poder que nasceram neste país

 


Quanto a presença de numerosos São-Tomenses na presidência da República e no executivo, isso faz parte da estratégia do MPLA que sempre procurou infiltrar estrangeiros no aparelho do Estado para confundir os angolanos, buscar lealdade e impedir que angolanos cheguem ao poder e que tenham os mesmos privilégios que um pequeno grupo tem neste país. Foi assim que trouxeram o José Eduardo dos Santos e o colocaram na Presidência da República.


 Holden Roberto, em 1962, em Kinshasa, denunciou que o MPLA é um projecto de filhos de colonos que pretendiam manter a continuidade dos interesses do colono seus pais em Angola. Foi assim que, o Viriato da Cruz terá sugerido aos seus companheiros que todos os mestiços/ mulatos saíssem da direcção do MPLA para trabalharem na sombra, sob pena da maioria negra não aderirem ao movimento de libertação de Angola. É um dos motivos que o levou ao afastamento após a entrada de Agostinho Neto que tinha uma mulher branca e filhos mestiços na direcção do Movimento. Hoje vemos que em parte Holden Roberto tinha razão. Esses irmãos quando roubam o dinheiro e as riquezas de Angola onde é que vão esconder o dinheiro do povo? Portugal terra dos seus pais, avós e bisavós.





MZFISIO Centro de Fisioterapia Consultas domiciliares e no consultório, contactos 924170321/ 998024880

Porque não denúnciam o lobby dos São Tomenses, bem implantado na Presidência? Já viram quantos São Tomenses, ou filhos de São Tomenses caíram de pára-quedas na Presidência, no Governo, na diplomacia, nos Conselhos de Administração sem nunca terem feito serviço militar obrigatório como fizeram os Cabo-verdianos residentes? Pensem bem, mas é em trabalhar e deixemo-nos de bocas populistas. Se quiserem faço a lista. A morte é certa. Por favor, vamos fazer a diferença antes de partir, escreveu recentemente Maria Luisa Abrantes.





 Ver abaixo o nome dos dirigentes do MPLA no ativo que nasceram ou são filhos de São Tomenses


Victor Lima- Secretário para as Relações Exteriores do Presidente da República.


Manuel Domingos Vicente- Ex-vice-presidente da república 


Fátima Viegas - Secretaria para a Sociedade Civil do Presidente da República, casada com outro santomense, o Lima Viegas.


Aldemiro Vaz da Conceição - Director ( SINSE) do Presidente da República.


Assunção dos Anjos - Conselheiro do Presidente da República.


Angela Bragança - Ex-Ministra da Hotelaria e Turismo.


Maria do Rosário Bragança - Ministra do Ensino Superior.


Joaquim Espírito Santo - Embaixador de Angola nos Estados Unidos da América.


Rui Xavier- Embaixador de Angola no Japão.


Pitra Neto- Ex-ministro do trabalho 


Narciso Esprito Santo - Consul de Angola em Lisboa 

Fora os embarrados.


Até a representante da Academia de Letras de Angola em Portugal é a São Tomense Inocência Mata, com escritores angolanos de renome que lá têm residência.


Assim poderão compreender bem o clima de intrigas reinante no MPLA e no Executivo pois os Ilhéus Santomenses são conhecidos pela  criatividade nas intrigas, por manterem laços estreitos de compromisso para  se protegerem e casarem entre eles, chega a ser mesmo uma ceita que se instalou no Poder e afastam angolanos competentes, íntegros e sérios existentes no MPLA e na Saciedade Civil.


É hora de começar a analisar bem. Hora de despertar para novos recomeços.  Os Santomenses e Caboverdianos  foram sempre utilizados pela PIDE contra os angolanos e eles é que vinham ocupar altos cargos na Administração Pública.  Recordar para evitar e não  se manterem reiteradamenre os mesmos  erros.

Kassungo Ndala 



Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários