Dr. Maurilio Luiele, o Dr. está atrasado no tempo e perdido no espaço. Deve em primeiro lugar actualizar-se sobre os conceitos actuais de saúde e doença segundo a OMS.
A primeira coisa que irá apreender é que há muito o monopólio desse conceito deixou de pertencer às Ciências Médicas. Já tem contribuições da Filosofia, Antropologia, Psicologia e até Direito e Sociologia.
O segundo equívoco, decorrente do que disse antes é que uma deficiência física, mesmo congênita não é sinónimo de doença. Ou seja, a falta de melanina NÃO É DOENÇA. A doença são a presença das patologias das quais uma pessoa com albinismo é propensa se não conformar a sua vida aos cuidados necessários. Ou seja, eu não vou me tratar de albinismo mas sim de desidratação ou queimadura cutânea, baixa visão, etc. Eu como albino posso levar uma vida mais saudável que o senhor que não é. Isso depende do estilo de vida.
MZFISIO Centro de Fisioterapia Consultas domiciliares e no consultório, contactos 924170321/ 998024880
Uma última pergunta: em quê o Dr. é superior a mim física, psicológica e antropologicamente tendo o Dr. melanina normal e eu não? Estudou mais que eu? Não. Acho que eu tenho mais anos de estudo. Tem uma carreira profissional maior que a minha? Não. Trabalhei nas ONGs, Nações Unidas, sector privado, executivo e academia (as pessoas dizem com bom desempenho) enquanto o Dr. com a idade que tem não se sabe muito bem que carreira teve. Quanto ao resto, o Dr. tem a sua vida familiar, religiosa, etc. Eu também igualzinho.
Em que se baseia para dizer que o Dr. é saudável por causa da sua melanina se é mais velho do que eu e não conseguiu realizações de vida que eu a tal doente consegui?
Preconceito é isso: fazer-se superior através da cor da pele quando de facto é inferior em capacidades para a vida.
É essa a sua ciência? É daqueles que a avó da outra dizia:
"Estudou mas não aprendeu"...
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários