Mesmo sob medidas de coação e passaporte confiscado Higino Carneiro saiu do país



Apesar de estar, supostamente, submetido a medidas de coação impostas pela PGR no âmbito de alegado processo-crime que decorre os seus trâmites naquela instituição e com o passaporte confiscado, o general e também deputado Higino Carneiro ausentou-se do país



De acordo com informações postas a circular, o general Higino Carneiro ausentou-se recentemente do país, apesar de, alegadamente, estar impedido de o fazer por imposição da Procuradoria Geral da República (PGR) que, no âmbito de um processo de investigações, lhe confiscou igualmente o passaporte.

A viagem do também deputado pela Bancada Parlamentar do MPLA teve por destino a Espanha, onde vive uma filha que recentemente terá sido mãe. Na referida viagem, Higino Carneiro efectuou uma escala em Dubai e não em Lisboa, como normalmente aconteceria, por aparente reflexo de uma alegada entrega à PGR angolana de uma lista de angolanos detentores de fortunas e bens patrimoniais em Portugal, elaborada pela sua congénere portuguesa.





MZFISIO Centro de Fisioterapia Consultas domiciliares e no consultório, contactos 924170321/ 998024880



Nos últimos dias, tem-se notado, da parte de angolanos presumivelmente constantes da lista, como é o caso de Higino Carneiro, uma tendência que os leva a evitar viagens para Portugal.

No caso do general Higino Carneiro, sobre quem pesam acusações de alegado envolvimento em crimes de peculato, violação das normas de execução orçamental, desvio de somas milionárias, abuso de poder e branqueamento de capitais, o mesmo já foi ouvido, tendo prestado “esclarecimentos” na Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal da Procuradoria Geral da República (DNIAP), depois de notificado pela PGR que, na altura, determinou medidas de coação na sequência da audição.

Contudo, o processo estagnou por causa das “imunidades” que beneficia enquanto deputado. Recorde-se que o procurador-geral, Hélder Pitta Grós garantiu que o processo, entre outros, seria presente ao tribunal, porém, passado mais de meio ano, não há nenhum sinal de que isso venha a acontecer, assim como ainda não se sabe nada sobre o levantamento das imunidades, para que, no âmbito do processo-crime que decorre os seus trâmites, possa ser julgado, considerando que o procurador informou também, na altura, que a Assembleia Nacional fora já notificada pela PGR para os devidos efeitos.

Assim sendo, não será de admirar se dentro de dias se ouvir dizer que também Higino Carneiro, à semelhança de tantos outros nas mesmas condições, se “ausentou” definitivamente do país, sem que as autoridades consigam explicar as razões do sumiço.


Jornal 24 Horas 



Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

1 Comentários