Eugénio Neto dono da L.S Produções deve 1, 53 bilhões de dólares no BESA



Eugénio Neto, 58 anos, nasceu em Luanda. Esteve no primeiro grupo de estudantes que partiu para a ex-União Soviética em 1976. Licenciou-se em Medicina, pelo Instituto Estatal de Medicina Piragova de Moscovo.



O jornal português, Correio da Manhã, avançou na sua edição de 28 de Junho, o valor correspondente a carteira do BESA no dia 31 de Agosto de 2013 (6,8 biliões de dólares).



Eugénio Neto, antigo vice-presidente da Escom e parceiro angolano da General Electric no negócio do petróleo beneficiou de 1,53 biliões de dólares.



Financiamentos concedidos a 21 sociedades com um único representante. Acionistas desconhecidos e finalidade do empréstimo, igualmente desconhecida.






Relação de Eugénio Neto e Manuel Vicente 



A relação de Eugénio Neto com Manuel Vicente estreitou-se, quando o primeiro era vice-presidente da Espírito Santo Commerce (ESCOM), do Grupo Espírito Santo (GES) e Hélder Bataglia. O GES detinha 56 por cento do capital do Banco Espírito Santo Angola (BESA). Por sua vez, Manuel Vicente cruzava interesses económicos com o GES no então BESA (actual Banco Económico), do qual era sócio, fazendo parte de um triunvirato, com os generais Kopelipa e Leopoldino Fragoso do Nascimento.


A ESCOM esteve associada ao malfadado traficante chinês Sam Pa, que, até há quatro anos, dominou a relação entre Angola e a China e os biliões de dólares de financiamentos geridos pelo Gabinete de Reconstrução Nacional, para a recuperação das infraestruturas destruídas durante a guerra.


Os contactos iniciais para o efeito haviam sido promovidos pelo então presidente da ESCOM, Hélder Bataglia, e o traficante internacional de armas Pierre Falcone, do famoso caso Angolagate. Segundo sabe o Lil Pasta News, Eugénio Neto fez parte da delegação inicial.




Quem é Eugénio Neto?




A atracção de Eugénio Silva pelo mundo dos negócios começou em 1993 com a criação da Link Services (o que justifica as iniciais “LS” que dão nome ao grupo) dedicada à consultoria e promoção de negócios. A empresa, que começou como unipessoal, passou a sociedade (da qual Eugénio Neto é sócio maioritário) no início de 1994, por via da entrada da Escom do grupo Espírito Santo. Na Escom, acumulou vários cargos.



A música e a produção de espectáculos é, no entanto, a área de actividade pela qual Eugénio Neto é mais conhecido em Angola. O grupo inclui a LS Produções (produtora discográfica), LS Republicano, LS Sports, LS Kids ou LS Models. Eugénio Neto também é reconhecido como mentor da carreira da maior parte dos cantores nacionais dos quais é amigo pessoal. Basta referir, por exemplo, que foi o padrinho do casamento de Yola Semedo com Carlos Dias, realizado em Maio do ano passado.


O empresário confessa que a sua ligação à música e à produção de espectáculos começou em Benguela, em 1972 e 1973, quando era responsável pela área da cultura. “Os géneros iam desde o semba e a rumba até à música de intervenção. Trouxemos pela primeira vez o Bonga a Angola”, recorda.



Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários