Protagonista do processo de paz, empresário de referência e acusado de corrupção: é assim que os analistas angolanos descrevem Higino Carneiro.
Em 2019, o nome de Higino Carneiro foi recorrentemente citado pela imprensa quando o Tribunal Provincial de Luanda condenou a sua filha, Katia Solange Carneiro, a um ano de prisão, com pena suspensa, por ter burlado um cidadão em 2016, que pretendia legalizar o seu terreno na zona do Mussulo, em Angola.
Na governação de José Eduardo dos Santos, Carneiro era um governante que impunha respeito. Higino Carneiro foi sempre tido como aquele indivíduo com algum carisma a quem se respeitava e se tinha algum medo.
Não foi por acaso que lhe valeu o título de 4x4, porque tinha uma postura de governação bastante ordeira e militar.
Mas Higino Carneiro é acusado de corrupção e má gestão de fundos públicos.
"General enriqueceu com dinheiro público"
Segundo o portal Maka Angola, o general enriqueceu-se com dinheiro público, em Cuando-Cubango, haveria fundos públicos destinados à construção de escolas, casas e de um hospital que foram desviados em parte para a "construção de um lodge (pousada) privado" do deputado do MPLA.
Em fevereiro de 2019, Carneiro foi constituído arguido por má gestão enquanto governador da província de Luanda, entre 2016 e 2017. Além disso, em agosto passado, a Inspeção Geral da Administração do Estado (IGAE) revelou que, em 2007, o Ministério das Obras Públicas, então liderado por Higino Carneiro, não justificou despesas de mais de 80 milhões de euros.
Sobre o assunto, Higino Carneiro, citado pela imprensa portuguesa, "disse que não tinha tempo para dar justificações".
Investimentos de Higino Carneiro
Higino Carneiro tem investimentos no estrangeiro, incluindo no Brasil, São Tomé e Príncipe, mas também em Angola. Segundo a imprensa, tem participações na cadeia Ritz, com mais de 10 unidades hoteleiras no país - a mais moderna, o hotel Victoria Garden, situado em Kilamba Kiaxi, nos arredores de Luanda. Do seu património constam ainda ações nos bancos Keve e Sol e uma companhia de aviação com 14 aeronaves.
Higino Carneiro é também um homem ligado ao desporto. O seu nome está associado ao Clube Recreativo do Libolo, que já conquistou quatro títulos no Girabola, o principal escalão do futebol nacional. A equipa é patrocinada pela Global Seguros, seguradora que tem como maior acionista o Banco Keve.
Segundo documentos em posse do Lil Pasta News, em 2010, Higino Carneiro uniu-se ao ex-empresário de livro infantil brasileiro Gleison Gambogi, para viabilizar a Puma Air. O governante angolano, adquiriu 20% do capital do grupo do Pará.
A façanha veio da união entre uma das várias empresas de Carneiro, a Angola Air Services, e o empresário brasileiro Gleison Gambogi de Souza -até 2005, dono de um negócio de franquia de livros infantis.
Formalmente, Gambogi detém 80% da empresa. A participação da AAS, de Carneiro, ficou limitada a 20%, o teto legal para a participação de estrangeiros no setor.
Gambogi conta que conheceu Carneiro em Angola, onde viveu os últimos cinco anos. Cheguei a ter uma carteira de US$ 1 bilhão em obras em Angola”, disse Gambogi. “Fiz minha vida empresarial em Angola.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários