O ministério da (Des)Cultura dá-nos a entender que cultura é só música e concursos de MISS. Ninguém olha para os artistas plásticos escondidos nas esquinas da cidade capital, o único espaço onde podem exibir as obras é no palco do anonimato, os quadros morrem de poeira.
Num país onde só os músicos lotam o parque da independência, enquanto que um escritor a vender livro apenas vês a sua familia e amigos na linha de frente, porque pra o sistema não lhe interessa que sejas nutrido de literacia, logo não publicita coisas do genéro.
Os fazedores de teatro nem se atrevem a vender ingressos acima de 2.000 kz porque sabem que vão bater no iceberg ou numa rocha qualquer(que os geólogos podem talvez descrever), porque o povo nada sabe de cultura.
"Poesia ao Vivo entrada: 300 kz", estava escrito num planfleto algures de viana, ainda que for grátis o povo não consome... "Sem arte não há vida", cogito eu enquanto termino de ler o planfleto para ver se na parte onde diz "apoios" estivesse lá escrito: ministério da cultura ou administração municiipal de viana. Infelizmente não estavam citados.
Num país Africano cultura é também transmissão de conhecimentos sobre a nossa ancestralidade, cultura é lingua nacional, aqui a TV promove canais infantis que ensinam as nossas crianças a terem sotaques de portugueses e aplaudimos, você vai a um cinema e olhas na grelha de filmes nenhum filme nacional, nenhum documentário sobre a nossa história.
"CULTURA É MUITO MAIS DO QUE MÚSICA"
Já viu na TPA live de Poesia?
Já viu quantas migalhas do orçamento geral do estado a cultura recebe?
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários