A medicina em Angola está centrada apenas em atender os pacientes. Tristemente muitos esquecem da gestão de Informação hospitalar , nomeadamente as estatísticas, conservação dos registos médicos, a própria informática médica, etc.
Existe uma estatística chamada de estatística de recursos, e esta respondería a falta de camas para os pacientes dessa unidade. Como se desconhece, daí a falta de recursos para algumas unidades hospitalares e sobre tudo a má estadia dos pacientes internados em estas mesmas unidades.
Eis as razões de nascerem reclamações dos médicos por falta de recursos, e reclamações por parte dos pacientes sobre a falta de atendimento adequado.
Que a sociedade, os profissionais da saúde e o próprio governo saibam que para um bom sistema de saúde não se necessitam apenas o tradicional como temos vindo a constatar, médicos, enfermeiros, nutricionista, fisioterapeutas etc, está mais que claro que Angola necessita Gestores de Informação em Saúde. O país necessita de pessoas comprometidas com a gestão das unidades hospitalares isto para que possam responder aos órgãos superiores o que realmente uma unidade necessita.
Antes a saúde, depois o resto. Vamos organizar Angola.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários