Há uma sentença popular que postula que «os pretos são tão encardidos que, se não sujam à entrada, borram à saída». Considero o anexim algo ofensivo, mas há ocorrências que às vezes me obrigam a dar razão a quem o criou. Por exemplo, acho que a organização da fase provincial de Luanda do «Top dos Mais-Queridos» devia ser mais discreta e não torpedear a «verdade desportiva» tão ostensivamente logo à entrada, como o fez. E isso descobre-se facilmente pela «qualidade muito apurada» da lista dos dez finalistas que a Rádio Luanda nos tem apresentado pela voz do José Pedro Benje, que será um dos «tubarões» do concurso. Creio mesmo que ele terá sido até à saída da lista a figura mais importante do país entre os músicos da capital com interesses na corrida pelo título.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 939790758
Pois, como ia dizendo, não há nada ou quase nada nesta lista que indique que resultou duma votação aleatória entre as centenas de cantores formais e informais que Luanda terá, tão cuidada e apurada ela nos é apresentada, dando a nítida impressão de que os nomes foram escolhidos a dedo e não pelos ouvintes. São os lobistas de sempre, com uma ou outra excepção. Parece ter havido também uma nítida preocupação com os estilos, como indica a inclusão dum semba que nunca ouvi na minha vida, embora, num outro extremo, se tenha registado a ausência total do kuduro, o que não pode ser resultado duma votação popular. É impossível!
Um outro sinal de possível manipulação é a inclusão da música do Rui Orlando e Paulo Flores, que ainda não será conhecida o suficiente para obter lugar de destaque numa votação popular aleatória, sejamos lá honestos. Além do sembista, parece-me também forçada a inclusão do meu vizinho Cheketela e da moça do «puro», não me espantando, todavia, a do Ivan Alexei, já que o José nem se preocupava em esconder que lhe fazia campanha no «Tarde Viva».
Tenho é pena dos kuduristas, que não conseguiram enfiar nenhum representante entre os dez finalistas. O Luís Candeias falhou redondamente!
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários