O Bispo Alberto Segunda disse que os Bispos e pastores da ala angolana da IURD, foram desligado pela Igreja Universal do Reino de Deus por violação dos Estatutos da congregação.
O porta-voz da IURD garantiu em entrevista ao Lil Pasta News, que têm todos os documentos que evidenciam a realização da Assembleia Geral com mais de 300 pastores, em 2019, que assinaram por unanimidade o desligamento da igreja do Bispo Valente Bezerra Luís, em consequência a actos de rebelião.
O Bispo Alberto Segunda disse que existe no país, determinadas correntes que pretendem “silenciar” a voz dos fiéis que se opõem às reformas abraçadas pelos pastores angolanos apoiados pelas autoridades do país.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 939790758
LIL PASTA NEWS: Quando e porque começou este conflito na Igreja Universal em Angola?
BISPO ALBERTO SEGUNDA: Na verdade, este conflito começou com os 2 primeiros bispos momeadamente Felner Batalha e João Bartolomeu, que saíram e começaram a fazer reuniões secretas e juntar pessoas que já estavam fora da igreja, com interesses em se apropriar da mesma. E para efetivar seus planos aliciaram o Valente Luís pois precisavam de alguém que estivesse “dentro”.
Em novembro de 2019 vieram com um manifesto cheio de acusações gravíssimas, apoiadas nestas acusações em espaços mediáticos, procuraram desmoralizar a igreja e criar uma imagem errada com crimes que até agora não foram provados.
Criaram uma ficção de alas brasileiras e angolanas, se vitimizando, fazendo parecer que eram explorados pelos brasileiros, e incentivando membros a solicitarem suas doações de volta para manchar a imagem da igreja.
Também vale lembrar que a IURD consagrou até hoje 13 bispos Angolanos. Sendo que 3 foram desligados: 2 em 2018 ,Felner Batalha, a pedido próprio, alegando não querer fazer a obra em outro pais, e João Bartolomeu por ter reincidido no adultério, e posteriormente, Valente Bezerra em 2019 por ato de rebelião e quebra de diversos artigos do estatuto e regulamento interno.
Os outros 10 bispos continuam firmes com a liderança original da igreja, não aceitando a rebelião e o golpe na igreja.
Com a manifestação do povo, dos bispos e pastores angolanos está sendo desconstruída esta imagem e a verdade está vindo à tona.
LIL PASTA NEWS: As acusações dos pastores angolanos sobre obrigação vasectomia, desvio de dinheiro é verdadeira?
BISPO ALBERTO SEGUNDA: Essas acusações são mentirosas e sem fundamento.
Para efetivar os seus planos de dar um golpe na igreja precisavam de um pano de fundo. Por isso se arquitetou estas acusações.
O Planeamento familiar sempre foi utilizado pelos pastores que tinham a vocação de sair pelo mundo a ganhar almas, a igreja orienta sobre a dificuldade de fazer a obra com filhos e as muitas situações que as crianças passam próprias de uma vida missionária, mesmo assim, é uma opção individual de cada um. Exemplo disso é que temos muitos pastores com filhos, principalmente em Angola. Temos pastores que não fizeram o procedimento e não têm filhos e outros que o fizeram e têm filhos. O tratamento é igual tanto para quem tem ou não filhos.
Esta pratica não é uma doutrina da IURD como é veiculado nas redes sociais.
Depois do Brasil, Angola é o país que tem o maior número de igrejas próprias, com mais de 80 igrejas, dentre elas muitas catedrais, e diversas residências pastorais.
São centenas de igrejas alugadas com despesas avultadas e as pessoas olham apenas o que entra na igreja e não verificam o quanto se gasta para manter estas infraestruturas. São centenas de funcionários diretos e outros tantos terceirizados.
Prova de que as ofertas arrecadadas foram aplicadas no país. Nenhuma igreja ou instituição cresceu tanto nos últimos anos como a universal, que mesmo em meio a crise está construindo uma Catedral no Talatona.
Se houve desvio de dinheiro quem tem que ser responsabilizado é o Sr. Felner Batalha e principalmente o sr. João Bartolomeu. Pois os mesmos é que estavam na gestão no período em que os supostos crimes são alegados.
A nossa gestão foi eleita em 05 de dezembro de 2019, o bispo Gonçalves chegou em angola em junho de 2019.
Só podemos responder pelos acontecimentos posteriores a esta data.
LIL PASTA NEWS: Tem como provar, segundo a ala angolana, têm documentos que provam a obrigatoriedade ?
BISPO ALBERTO SEGUNDA: Eles podem ter muitos documentos pois eles administravam a igreja, mas ter documentos não significa que tem algum crime, talvez alguma falha administrativa. E esses documentos foram assinados por quem?
pelo bispo Gonçalves que não foi, pelo bispo Ferraz também não, pela atual diretoria que eu defendo a legitimidade também é que não.
LIL PASTA NEWS: Quase dois anos se passaram desde o início do conflito, será que PGR ou Sic já chamou vocês para apresentarem a vossa versão?
BISPO ALBERTO SEGUNDA: Até agora do nosso lado apenas algumas pessoas foram ouvidas. Não tivemos oportunidade de nos defender pois até o momento não há nenhuma acusação formal.
LIL PASTA NEWS: Porque o governo autorizou a abertura de algumas igrejas e colocou na responsabilidade da ala angolana?
BISPO ALBERTO SEGUNDA: O INAR tomou a iniciativa de solicitar a PGR a abertura de 14 templos a pedido dos dissidentes. Há mais de 1 ano a IURD tem tentado ser atendida pelo INAR, tem mandado ofícios que não são respondidos e estranhamente quando os dissidentes enviam um oficio, são imediatamente atendidos. A PGR autorizou a entrega dos templos à legitima direção da igreja, que erroneamente o INAR legítimou os dissidentes, contrariando o entendimento que a justiça vem tendo nos tribunais.
O povo que clamava e continua clamando pela abertura dos templos não se revê nesta rebelião e muito menos neste golpe.
LIL PASTA NEWS: É verdade que existe pessoas influentes do país que estão assegurando a ala angolana?
BISPO ALBERTO SEGUNDA: Não acredito que o governo compactue com isto, mas é evidente que algumas pessoas com algum grau de influência tem agido em detrimento das acções perpetradas pelos dissidentes e ex pastores.
Como pode pessoas praticarem tantos crimes e ainda publicam nas redes sociais: nomeadamente invasões, agressões, falsificação de documentos, falsidade ideológica, apropriação indevidas, burla, xenofobia, roubo de ofertas, furtos, associação criminosa, invasão de propriedade, furto de objetos sagrados, dentre outros, não serem responsabilizados e como recompensa serem reconhecidos como únicos interlocutores entre o estado e a igreja Universal.
LIL PASTA NEWS: Se existe tem como provar isto?
BISPO ALBERTO SEGUNDA: O fato de termos ofícios enviados há mais de 1 ano à instituições sem sequer uma resposta à dezenas de queixas crimes em relação aos dissidentes que são respondidos em poucos dias e a uma velocidade que não é normal, falam por si só.
LIL PASTA NEWS: Atualmente vocês têm na vossa instituição quantos pastores?
BISPO ALBERTO SEGUNDA: Cerca de 220 pastores activos no país, e quase 100 em outros países
LIL PASTA NEWS: Existe um documento provando que os pastores da ala angolana foram desligado da igreja antes da assembleia que eles convocaram?
BISPO ALBERTO SEGUNDA: Sim. E não só isso, estas assembleias tem diversos outros vícios que estão sendo impugnados judicialmente.
LIL PASTA NEWS: Uma palavra para as autoridades angolanas.
BISPO ALBERTO SEGUNDA: Em primeiro lugar gostaria que as autoridades ouvissem a voz dos bispos, pastores e membros, que não se revêm no golpe, e que seja respeitado o seu direito de se manter fiel à igreja em que conheceram o Senhor Jesus, e a Igreja Universal esta a nível Mundial.
Quem não se revê nela que saia e funde a sua própria igreja com suas normas e doutrinas próprias.
A IURD sempre foi uma parceira do estado Angolano com seu trabalho social e reinserção na sociedade das pessoas, e neste momento que o país mais precisa de ajuda, está impossibilitada de fazer mais.
Centenas de trabalhadores perderam seus empregos com este golpe, e outros tantos estão em via de perder, centenas de pessoas deixaram de receber suas rendas e passam necessidade devido a paralisação das atividades da igreja.
Que o estado angolano ouça o nosso lado da historia.
Nós só queremos cumprir nossa vocação, que é pregar o evangelho a toda criatura.
Pois eles não são mais ANGOLANOS do que nós.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários