A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), em acordo tripartido, alienou, para a empresa Trafigura, os 31,78 por cento da participação que detinha na Puma Energy, pelo valor de 600 milhões de Dólares.
Em outro acto, a petrolífera nacional adquiriu, através da Sonangol Holdings, alguns dos "mais importantes activos estratégicos” da Puma Energy, que incluem a rede de retalho da Pumangol, composta por 79 postos de abastecimento de combustíveis, terminais aeroportuários em Luanda, Catumbela, Cunene e Lubango.
De acordo com nota da Direcção de Comunicação que, Marca e Responsabilidade Social da Sonangol que o Lil Pasta News teve acesso, a companhia diz ter adquirido também o Terminal de Armazenamento do Porto Pesqueiro, na Baía de Luanda, e a empresa Angobetumes, pelo mesmo montante que o da alienação.
A Sonangol através da refinaria de Luanda é o único produtor de Betumes no país e a compra da Angobetumes abre-lhe uma auto estrada para melhorar a qualidade do produto que apesar de ser o mais barato em relação aos importados não tem melhor qualidade, tudo porque ainda não cumpre os padrões internacionais.
A Angobetumes não é somente uma distribuidora mas também uma empresa com know-how para produzir betumes e seus derivados com qualidade internacional e é aí que entra a Sonangol neste negócio pode ser uma vantagem disse a fonte do Jornal Expansão .
A fonte que viemos citando, disse ainda que os betumes a vários anos eram monopólio da Angobetumes, que na altura tinha entre os accionistas o general Dino e Manuel Vicente. A Sonangol só vendia betumes a Angobetumes e está empresa também era a única importadora.
Jornal Expansão
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários