Muita gente confunde os conceitos de crescimento e desenvolvimento económico em Angola, seja para enganar, como por não terem o mínimo de saber e discernimento, para esmiuçar a verdadeira semântica destes usuais termos.
Ora bem, tentarei no mínimo trazer um figurino pratico de crescimento, ou seja, o exemplo de crescimento é por exemplo quando temos um filho em casa, a crescer, tendo altura, um numero de calçado fora do normal, realmente surpreendente, corpo considerável atlético, com alguma saúde, comendo bastante, sem a preocupação dos modos consideráveis razoáveis para lidar com toda a situação em causa, mostrando bastante dificuldade na escola, com maus hábitos culturais, sem apetência a leitura, analfabeto informático, prepotente pela sua aquisição do seu corpo físico unicamente. Claramente que estamos diante de Crescimento unicamente. Contrariamente Desenvolvimento, acontece quando o nosso filho com tenra idade tem bons modos culturais, desde como se sentar a mesa, cuidado na alimentação, o hábito de leitura, assiduidade na escola, “Geração Millennium” ou seja, com algum saber informático, praticar alguma actividade desportiva, consulta dentaria com alguma constância, ou seja todos os bons modos humanos e civilizacionais.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 939790758
Tecnicamente podemos considerar que crescimento Económico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja uma elevação da produção da região estudada. O PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. Já o conceito de Desenvolvimento Económico está relacionado a melhoria do bem-estar da população.
Como se mede o desenvolvimento? Através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, etc. Actualmente o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH é o critério mais utilizado para comparar o desenvolvimento de diferentes economias. O IDH varia entre 0 e 1, numa analogia grosseira: o IDH do Inferno seria 0 e o IDH do Paraíso seria 1. Alguns países do Norte da Europa como a Noruega e a Suécia possuem IDH próximos a 0,95 (quase o paraíso!), enquanto muitos países africanos possuem IDH inferior a 0,6.
Países ricos tendem a ser mais desenvolvidos, no entanto crescimento não garante o desenvolvimento.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários