Em 1992, o falecido fotojornalista sul africano John Liebenberg (que ficou conhecido por cobrir conflitos militar na África Austral) fotografou o então Presidente da UNITA, naquela que os sul africanos consideram ser a última fotografia de Jonas Savimbi, em Luanda, já que na noite deste mesmo dia, o velho guerrilheiro rumou discretamente para o Huambo para nunca mais regressar a capital do país.
Savimbi conduzia neste dia uma conferência de imprensa em que criticava os resultados eleitorais.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Na imagem reconhece-se, o general Arlindo Chenda Pena “Ben Ben”, antigo CEM das FALA, já falecido. Ao lado, direito de Savimbi, esta, o Brigadeiro Jonas Siyokoka, comandante da guarda presidencial, já falecido (Alega-se que foi condenado a morte pela segurança da UNITA, em 93/94, no Andulo, por ter morto a esposa á tiro).
Segurando o rádio ao lado do líder do “Galo Negro”, esta Tony Kambundo, a figura que viajava sempre na parte de trás viatura de Savimbi.
Diz-se que onde Savimbi estivesse, Tony Kambundo também estava. Era ele que levava a bebida (água e a coca-cola) do líder da UNITA, nas andanças. Nas atividades politicas como comícios sentava atrás de Savimbi ao lado dos guarda-costas.
Em frente de Savimbi, esta a falecida jornalista Constança Olinda Kulanda que tem o histórico de na década de 70 ter feito parte das primeiras mulheres que integraram a segurança pessoal de Jonas Savimbi.
Ao largar a vida militar fez parte da radio VORGAN. Cobriu os acordos de Bicesse, acompanhou Savimbi, em Luanda e veio a falecer de malaria no Andulo.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários