Kalupeteka foi destituído do cargo de Rei do Bailundo, a decisão foi tornada pública no dia 26 Março, durante uma reunião do coletivo de sobas que compõem o Reino do Bailundo. A reunião tratou, entre outros pontos, da avaliação do trabalho de Armindo Francisco Kalupeteka (Ekuikui V), de 2012 a 2020.
No comunicado final da reunião lê-se que Ekuikui V está proibido de efetuar as seguintes ações:
-Não pode receber visitas nas vestes de Rei;
-Não pode notificar nem realizar um julgamento;
-Não pode exibir a batina de Rei.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 939790758
«Assim sendo, comunicamos ao país, em particular, e ao mundo, em geral, que o cidadão Armindo Francisco Kalupeteka foi inconfundivelmente destituído do cargo de Rei do reino do Bailundo», escreveram as autoridades tradicionais.
Porque Ekuikui foi destituído?
O Lil Pasta News sabe que depois de afronta o governo, a direção do MPLA não viu com bons olho o senhor Ekuikui V, e orientou as autoridades tradicionais do Bailundo, para lhe destituir do cargo. Fontes do nosso portal na direção do MPLA, confirmam que Ekuikui V, será retirado do Comitê Central do MPLA no congresso de Dezembro.
A fonte que viemos citando disse-nos que Ekuikui V cometeu graves erros no seu reinado, que enfureceram a direção do partido MPLA, o erro que ditou a sua destituição, foi abrir as portas da Ombala Bailundo ao presidente da UNITA.
Tradição Bantu
Diz-se que não há memória de um Rei ter sido destituído em pleno exercício de funções? As únicas substituições que se conhecem são por morte.
Segundo as culturas Bantu um Rei só pode ser substituido por outro só depôs da sua morte. E também seguindo os 30 dias depôs da sua Sepultura.
E isto aí sobre a substituição do Rei Ombala Mbalundo só pode acontecer aqui em Angola, onde em que Reis são suportes dos Partidos político, lamentou o historiador Malungo Bomba.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários