A UNITA acaba de ter uma das suas maiores baixas com a partida do deputado Adérito Kandambu “Lito” que nesta quinta-feira foi a enterrar na sua terra natal. O “Lito” nasceu no Cuito, lutou pelo Cuito e morreu no Cuito. O “Lito” era o Secretario Provincial que mexia com o “Galo Negro” no Bié. Foi o responsável pela moldura humana (trajada de verde) que, em 2019, recepcionou as ossadas de Jonas Savimbi, gerando alarido de que a UNITA tinha um exercito escondido.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Para além de político e de ter pertencido ao clube de futebol “estrelas vermelhas”, ao tempo da Jamba, o Lito foi um dos cabos de guerra treinado por instrutores Ukranianos no Andulo para manejar o Uragan (BM - 27), e de seguida, Savimbi fez dele o segundo comandante desta artilharia, operando como comissário politico das operações militares que ocorreram na Zona do Kunji, para o assalto a cidade do Cuito, em 1998, que se conseguido alteraria o desfecho do conflito armado.
Do Lito, há boas memorias. Há 10 anos, numa viagem ao Bié, o Lito contou contado como os seus colegas fracassaram no assalto pela tomada do Cuito em 98. Segundo a sua versão, os soldados da UNITA havia a orientação de que só avançariam/assaltariam depois de uma ordem do alto comandante, Jonas Savimbi. A ordem de avanço, chegou-lhes, mas não pela voz do velho, criando um impasse, porque um dos comandantes no terreno recusava avançar por a ordem não ter vindo do alto comandante. Diante do impasse sobre a autenticidade da “ordem”, os soldados ficaram divididos até precipitando desequilíbrio até serem repelidos pelas FAA.
Descanse em paz amigo “Lito”
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários