Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

1.° De Agosto em risco de descer de divisão por dívidas

Polícia mata mais de 10 manifestantes do Protetorado da Lunda Tchokwe



A população de Cafunfo no município do Cuango, voltou, desde as primeiras horas deste sábado 30, a lembrar o clima de guerra, a conviver com fortes tiroteios, com a presença nas ruas de um aparato de homens fardados e armados, de pequeno ao grande calibre, e do outro lado, insurgentes com catanas, machados, zagaias, flechas, pedras e paus.


 Muangala acusado de entregar Lunda Norte ao Zeca Mutxima


A Rixa entre forças da manutenção da ordem e o Movimento do Protetorado Português da Lunda Tchokwe (MPPLT), apoiado por um elevado número de populares, resultou em mais de 10 mortes e dezenas de feridos e detidos, contou a fonte contactada pelo Club-K.


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762

O acto convocado pelo Zeca Mutxima, líder do Protectorado da Lunda Tchokwe, diz a fonte que não foi autorizado pela administração do município do Cuango, por este facto, está ser classificado por subversão da ordem.


Tal como previsto, Zeca Mutxima acertou no alvo. Com as mortes, feridos e detidos, Zeca conseguiu colocar a população do Cuango de costas viradas com o governo do MPLA, e analistas dizem que, desta forma, abrem-se caminhos para a tão propalada independência das Lundas.


A nossa fonte frisou existir nas Lundas um descontentamento popular generalizado, um ambiente sócio económico instável, associado a fome e miséria que assola a população, são armas que estão a ser usadas contra o governo do MPLA, “A paz social naquela parcela de Angola, está ameaçada”, rematou, dizendo que a prova do que diz está na massa popular que saiu as ruas sob convocação do líder do movimento.


Agres.jpg - 83,96 kBEis a q pergunta: porque o Cafunfo e não Dundo, Lukapa ou Chitato?


Porque militarmente, depôs da Comuna de Camaxilo no município de Caungula, Cafunfo é um ponto estratégico. Respondeu José Costa, eis soldado na antiga FAPLAS. Cafunfo facilita qualquer manobra militar, o facto de estar numa elevação, oferece inúmeras vantagens. Não é por acaso que o comando da 75 brigada de infantaria motorizada das FAA (Forças Armadas Angolanas), bem como o da polícia da guarda de fronteira, encontra-se no Cafunfo.


Outra vantagem refere-se as infra-estruturas e vias de comunicação. Cafunfo tem um aeroporto em estado operacional, tem acesso a província de Malange e república do Congo. As infra-estruturas deixadas pela diamang encontram-se em boas condições, são condições básicas para instalar uma administração pública.


Ao nível do município do Cuango, Cafunfo acolhe maior número de populares. É por este motivo, que as sedes dos partidos políticos com assentos no parlamento estão lá. Porém, o executivo do Presidente João Lourenço, não têm sabido tirar proveito destas vantagens.


Agresss.jpg - 90,39 kBCom uma população heterogenia, é socialmente pobre, a falta de saneamento básico, a falta de água, da energia eléctrica, ruas esburacadas, vias de comunicação em elevado nível de degradação, tem contribuído no elevado nível de insatisfação popular.


Segundo a fonte no local, a manifestação convocada pela direcção do Protetorado, contou com apoio da juventude que viu seu sonho de fazer licenciatura na escola pedagógica do Cuango anulado, porquê, foi retirado do Cuango a escola superior pedagógica.


Foram também na referida marcha, mulheres camponesas cujas as lavras foram recebidas pelas empresas mineiras, que não contribuiem no desenvolvimento da região. Igualmente participaram os ex-trabalhadores da Endiama, que ficaram sem suas pensões e sem indemnizações pelos anos de trabalhos naquela empresa pública e ninguém diz nada.


Agress.jpg - 91,29 kBDesta forma, as portas da instabilidade no Cuango abriram-se e vão estender-se aos demais municípios da Lunda-Norte, justificado pela falta da vontade política do seu governo em inverter o quadro de pobreza naquela rica parcela de Angola. Com as mortes dos seus parentes e familiares, feridos e vandalização dos seus bens, Zeca Mutxima, conseguiu, colocar a população contra o partido que governa.



Evelina Ding's



Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Comentários

  1. COMUNICADO SOBRE AS MORTES NA LUNDA-NORTE - CAFUNFO

    MINISTÉRIO DO INTERIOR COMANDO PROVINCIAL DA LUNDA-NORTE

    COMUINCADAO DE IMPRENSA

    O Comando Provincial da Lunda-Norte da Policia Nacional vem por este meio comunicar, a ocorrência de um acto de rebelião armada praticado por um grupo de aproximadamente 300 elementos, afectos ao movimento Protectorado Lunda Tchokwe que, teve início cerca das 4h00, madrugada deste sábado, dia 30 de Janeiro do ano em curso, na vila mineira do Cafunfo-Cuango.

    Os manifestantes eram portadores de armas de fogo do tipo AKM, caçadeiras, ferros, paus e outras armas brancas, bem como pequenos engenhos explosivos artesanais, tendo-se dirigido às instalações da esquadra policial do cafunfo, para a sua ocupação efectiva com perspectiva de aposição de uma bandeira. Igualmente, pretendiam com tais armas causar baixas ao efectivo das Forças de Defesa e Segurança, tendo provocado ferimentos a dois oficiais, dos quais um da Policia Nacional e outro da FAA bem como a vandalização de uma viatura estacionada no perímetro.

    Em resposta a tão evidente rebelião e na tentativa de dispersa-los em legítima defesa dos bens e valores do estado democrático e de direito resultou a morte de quatro cidadãos e cinco feridos sendo que estes já se encontram sob cuidados médicos na Unidade sanitária local, onde dois acabaram por sucumbir.

    A Policia Nacional na Lunda-Norte apela aos cidadãos em geral, a não enveredar por actos de rebelião armada ou outros que representem violência e que ponham em causa a estabilidade social e pública, pois, as forças de defesa e segurança enquanto legitimas defensoras da paz pública e da paz social, e do bem-estar de todos, tudo farão para fazer cumprir a constituição e a Lei para que Angola continue um território seguro para todos.

    Continuaremos a manter os cidadãos informados, sempre que se afigurar necessário em obediência ao direito de informar, para o bem do interesse público. O Comando Provincial da Lunda-Norte da Policia Nacional, apresenta sentimentos de pesar as famílias enlutadas e rápidas melhoras aos feridos.

    DEPARTAMENTO PROVINCIAL DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO CPPN/LUNDA-NORTE NO DUNDO AOS 30/ 01 /2021

    ResponderExcluir

Postar um comentário