MAKA GRANDE NO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DA CAÁLA (propinas!)



No ISPC, a tranquilidade dos Estudantes terminou com o reatamento das aulas no dia 05 de Outubro de 2020, após um comunicado que dava conta da dupla cobrança coerciva de propinas. Por causa do aperto financeiro dos patrocinadores e do contexto que não ajuda desde 2014, muitos estudantes chegaram a pagar apenas uma mensalidade, tendo pedido que se aguardasse até ao fim de Novembro (tão logo houvesse salários). Porém, a tesouraria da instituição, olhando para os seus encargos (pagamento de trabalhadores e outros serviços), apertou ainda mais o cerco para os pacatos estudantes. Foi assim que, de acordo com pessoas ouvidas pelo Lil Pasta News, o número por cada turma começou a baixar significativamente.



Não tendo havido consenso, a tesouraria começou a rondar de turma em turma a cobrar propinas.


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762

— "Onde é que já se viu uma instituição preocupar-se mais com o dinheiro do que com a qualidade de ensino?". Anonimato.


— "Nós éramos os 60. Agora ficamos os 20. Todos estão a abandonar. Os professores não ensinam nada... Só ficam a falar de onde compram suas roupas supostamente caras". Anonimato.


— "Nós vamos pagar. Só estamos a depender dos salários. Até no mês de Janeiro cobram propinas antes de os dias terminarem. Não sabem fazer contas? Não pensam? Não têm reservas de dinheiro?". Anonimato.


Agastados com a situação, pedem ajuda às associações de estudantes de outros institutos para uma pontual intervenção e esclarecimentos de como se faz nas suas unidades orgânicas.


— "A nossa Associação de Estudantes não intercede por ninguém, nem mesmo para uma simples auscultação. Ao invés disto, promovem palestras/conferências das quais ninguém quer saber.". Anonimato.


— "Vão falar sobre o IVA no dia 29, dizem que estará lá um financeiro, como se isto fosse importante para nós. Falam, em simpósios, sobre como ministrar a Língua Portuguesa no Ensino Primário, coisa que já falam durante as aulas. 


Estamos agastados. O ISPC está sem soluções. Pedimos ao Instituto Superior Politécnico do Huambo para nos ajudar nesse sentido, ou ao ISCED, que tem sempre uma Associação de Estudantes bastante compacta.". Anonimato.


Damásio   Sangulungo Agostinho para o Lil Pasta News



Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

1 Comentários