O MISTÉRIO NA MORTE DO GENERAL BEN BEN: QUEM MATOU O SOBRINHO DE SAVIMBI?




Arlindo Chenda Pena "Ben-Ben" faleceu em 19 de Outubro de 1998 na África do Sul vitima de Paludismo/envenenamento após ser evacuado de Luanda para as terras de Mandela.

Arlindo Chenda Pena, filho de Judith Chinakussoki Pena, irmã mais velha de Jonas Savimbi, foi um guerrilheiro da UNITA que passou a ser apelidado por “Ben Ben” em homenagem ao líder revolucionário argelino, Ahmed Ben Bella. Teve formação militar na Europa e qualificou-se como instrutor de artilharia na Academia Real de Guerra Marroquina.


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762

Em 1985, ainda coronel, tornou-se chefe do Estado-Maior da Frente “Estamos a Voltar”, das FALA (braço armado da UNITA).


Dentro de um ano tinha sido promovido a general de divisão e em Dezembro de 1989, com apenas 34 anos, ascendeu ao posto de chefe do Estado-Maior General do exército da UNITA, em substituição do general Demóstenes Chilingutila.


Depois dos acordos de Bicesse, foi para Luanda e participou na junção das FALA e FAPLA, que deu lugar às Forças Armadas Angolanas (FAA). Em Função de um desentendimento entre o MPLA e a UNITA retornou ao Andulo. Meses depois, no decurso de novas negociações entre os partidos tornou a regressar à Luanda (a 8 de Outubro de 1998), em paralelo com a integração no exército angolano, ocupando as funções de Vice-Chefe de Estado Maior das FAA.


Aos 14 de outubro de 1998 foi evacuado para a Africa do Sul, no seguimento de uma consulta num posto de saúde do exército que lhe diagnosticou paludismo. Ao fim de 5 dias acabaria por falecer numa clínica em Joanesburgo por alegada paralisia renal e problemas pancreáticos.

Na sequência do seu desaparecimento físico, a família reagiria, alertando que dispunha de informações segundo as quais os médicos teriam detectado veneno no sangue deste malogrado, que já o corroía há 15 dias.


Ben Ben foi enterrado num cemitério localizado na zona West da cidade de Pretória. A sua mãe, Judith Pena, que estava no Burkina Faso, deslocou-se à África do Sul para acompanhar o enterro do filho, mais tarde o seu corpo foi transladado para Angola onde foi enterrado na sua terra natal com a presença de familiares e amigos.


A pergunta que não se cala: quem matou o lendário general da UNITA?



Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários