Na óptica de DM, a última manifestação, assim como as demais que correram de forma pacífica ficaram a dever-se à polícia por, segundo ele, ter agido de forma urbana e não ter «respondido às provocações feitas por alguns manifestantes».
Em parte, o comentarista residente da TVZ tem razão, mas esqueceu-se de dizer que o problema não está apenas nos manifestantes, mas também na própria PN que não tem a Cultura da Tolerância das Manifestações Pacíficas ou, nos cenários dramáticos, quando reprime às manifestações violentas usa a força em excesso.
Em boa verdade, a polícia não faz nenhum favor em proteger os manifestantes, mas tão-só cumprir com o seu dever de protegê-los, assim como deve criar as condições para que não haja «corpos estranhos» que provoquem a polícia para depois justificar as cargas policiais.
DM quis com isso transmitir a ideia de que o problema está apenas com os manifestantes e não com a polícia? Por detrás dos polícias existem políticos, governantes e órgãos de CS que tbm têm a «obrigação» de criar os ambientes para o livre exercício dos direitos consagrados na CRA, assim como educar as pessoas para não se excederem no exercício dos seus direitos.
Na realidade, temos todos de aprender a conviver na diferença e a aumentar a nossa cultura cívica e jurídica, e não apenas os manifestantes. É preciso tbm desarmar as mentes dos políticos que mandam nos polícias carregar nos manifestantes e dos activistas quando estes reivindicam os seus direitos, assim como os que incentivam o recurso à violência como forma de protesto.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários