Conheça o percurso de Dokolo Augustin Sanu, pai de Sindika Dokolo- Pedro Muenho

 


O IMPÉRIO DOKOLO! 

Quem foi Dokolo Augustin Sanu?


Falar da biografia do falecido Dokolo Augustin Sanu, não é tarefa fácil. Poucos conhecem/conheceram a sua vida particular. 

Nascido a 16 de Março de 1935, no município de N'Sinzu, Baixo Congo, de uma família modesta, Dokolo é mais conhecido pelos seus múltiplos negócios no Zaíre de Mobutu Sese Seko Kumbuendu Wazabanga. 

 

Augustin Dokolo era um homem com energia quase ilimitada, apaixonado por África e pelas artes.

Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762

 Numa entrevista à RFI (Radio France Internationale), Manu Dibango, admite que a sua carreira musical começou em Léopoldville (hoje Kinshasa) e não pela inspiração do músico congolês, Kabasele, como muitos pensam. Foi graças a criatividade de um jovem banqueiro chamado Augustin Dokolo que, antes da independência, já possuía uma empresa de táxi renomada e uma discoteca.  


Muito atraído por obras de artes, Dokolo Augustin participou do filme "Les Aventuriers du Kasaï", de Yves Allégret e Nicole Courcel, exibido no Festival de Cannes, em1962. Logo depois, construiu uma cadeia de lojas em todo o Congo.


Em 1967, Dokolo conheceu Hanne, que se tornaria sua esposa.  Ela trabalhava como gerente de uma farmácia da Cruz Vermelha Dinamarquesa.  Dessa união nasceram três filhos: Manzanza, Sindika Dokoko (falecido esposo de Isabel dos Santos) e Luzolo.

 

Em 1969, Augustin Dokolo empreendeu aquilo que seria considerado como sua maior conquista: a criação do Banque de Kinshasa (Banco de Kinshasa).  Era então o primeiro banco com capital nacional na África Subsaariana.  Com um capital inicial de 300.000 Zaíres, o equivalente a 600.000 dólares, atingindo 10.474.875 Zaíres em 1983.

 

Banque de Kinshasa


Em 1974, o Banque de Kinshasa (BK) foi vítima de medidas de radicalização do sistema vigente na época, causando enormes prejuízos financeiros ao banco. O BK empregava mais de 1.500 pessoas no país em 1984. Graças a uma rede de cerca de vinte agências espalhadas por todo o Zaíre, ajudou a promover o desenvolvimento económico, apesar do contexto difícil.

 

Expansão do império


Convencido de que os congoleses deviam encarregar-se do seu próprio destino e libertar-se da ajuda Ocidental, Dokolo Augustin aplicou seus próprios fundos e criou 17 sociedades/empresas que operavam em diversos campos, como agricultura, pecuária, pesca, exportação de café, imóveis, distribuição de bens de consumo, transportes de mercadorias, impressão, seguros, minas, distribuição de veículos, etc.


O seu espírito empreendedor lhe garante o estatuto de segundo maior exportador de café do país.  Construiu uma moderna fazenda localizada a 130 km de Kinshasa, com 50.000 cabeças de gados. Assim nasce o chamado "Império Dokolo", que empregava mais de 10.000 chefes de famílias em todo o país.

 

Dokolo Augustin foi convidado, várias vezes, para integrar o governo do Zaïre do poderoso Mobutu, mas recusou sempre, preferindo dedicar-se às suas atividades comerciais e se tornou alvo de perseguições do regime.

 

Em 1985, o banco enfrentou um aumento significativo das suas dívidas em relação ao Banco Central. Dokolo é, portanto, forçado a ceder uma grande quantidade de imóveis para cobrir/liquidar o buraco financeiro diante das autoridades bancárias do país.

 

Surpreendentemente, o Banque de Kinshasa foi arrestado por ordem judicial e foi colocado sob gestão administrativa em 17 de Fevereiro de 1986. Vários imóveis de Dokolo foram vendidos para cobrir as dívidas.  


O BK não é devolvido aos seus acionistas no final do período legal de gestão administrativa, é nacionalizado e todos os seus ativos são transferidos para o Novo Banco da Kinshasa.  Todas as empresas de Dokolo Sanu sob passaram para gestão administrativa do Estado Zairense, segundo ordens presidências de Presidente Mobutu.

 

Dokolo Sanu nunca se recuperou dessa espoliação. Adoeceu pouco depois e morreu em Paris, em 12 de Abril de 2001.



Saiba mais sobre este assunto, clicando AQUI

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários