UNITA E ABEL CHIVUKUVUKU: UM ÁLBUM PARA A HISTÓRIA

O tempo passa e com ele, inexoravelmente, o futuro acontece. Há expectativas que se cumprem e outras que não. Olhando, por exemplo, para o retrato que se publica mais abaixo, inevitavelmente vem-nos à memória tempos em que Angola esteve a ferro e fogo. Foi o tempo de uma UNITA feita em organização de guerrilha; mas também, se quisermos, uma UNITA pujante e exuberante, liderada então pela mão de ferro do seu fundador, Jonas Malheiro Savimbi.

Nessa foto, que faço questão de rememorar, encontra-se Abel Epalanga Chivukuvuku – um político sobre o qual muito se fala hoje, por boas e por más razões (se calhar mais aquelas do que estas). À época, Chivukuvuku era um jovem político da organização do galo negro com apenas 33 anos (63 hoje) e sem ponta de cabelos grisalhos. Chefiava, então, os escritórios da UNITA junto da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque.

A foto foi feita em 1990, por ocasião de uma célebre digressão de Jonas Savimbi aos Estados Unidos da América, quando foi recebido na Casa Branca pelo presidente norte-americano George Bush pai. Tempos áureos da organização ainda na guerrilha, Savimbi fazia-se acompanhar de quase todos os seus homens fortes para a área política e diplomática. Os cabos de guerra haviam ficado na Jamba e nos vários teatros operacionais.

Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Semanário Angolense publicou o retrato como parte de uma grande entrevista concedida pelo próprio Chivukuvuku ao jornal (edições nºs 341 e 342) em Novembro de 2009. Conto repor aqui essa entrevista carregada de enormes simbolismos sobre a historiografia política de Angola – numa altura em que o país comemorava os seus 34 anos.

Contudo, por ora e como aperitivo, fazemos os ‘who’s who’ (quem é quem) da foto, com a ajuda do próprio Abel Chivukuvukuku – na imagem com o rosto envolto num círculo.

SENTADOS, DA DIREITA PARA A ESQUERDA:

1 - Jeremias Kalandula Chitunda, vice-presidente; 2 - Jonas Malheiro Savimbi, presidente; 3 - Ana Isabel Savimbi, esposa de Jonas Savimbi; 4 - Tony da Costa Fernandes, secretário dos Negócios Estrangeiros.

DE PÉ, DA DIREITA PARA A ESQUERDA:

1 - coronel Joel Salucombo, membro do gabinete do Presidente da UNITA; 2 - Almerindo Jaka Jamba, secretário para a Cultura; 3 - Jacinto Bândua, membro do gabinete do Presidente da UNITA; 4 - Minga Pedro, membro do gabinete do Presidente da UNITA; 5 - general Kalias Pedro, membro do gabinete do Presidente da UNITA; 6 - general Pelembi, chefe da escolta de Jonas Savimbi; 7 - general Tiago Carlos Kandanda, veterano da luta de libertação; 8 - coronel Jojó Chitende, membro do gabinete do Presidente da UNITA; 9 - Jorge Alicerces Valentim, secretário para a Informação e Propaganda; 10 - Boris Mundombe, membro do gabinete do presidente da UNITA; 11 - Abel Epalanga Chivukuvuku, representante da UNITA na Organização das Nações Unidas em Nova Iorque; 12 - general Peregrino Isidro Huambo Chindondo, chefe dos Serviços de Inteligência Militar da UNITA; 13 - Carlos Veiga Morgado, médico pesssoal de Jonas Savimbi; 14 - John Marques Kakumba, secretário da UNITA para os Assuntos Africanos.

NOTA:
Ocultos na foto estão ainda: David Horácio Njunjuvili, membro da Representação da UNITA nos Estados Unidos da América; Domingos Jardo Muekália, chefe da Representação da UNITA nos Estados Unidos; Marcos Samondo, membro da Representação da UNITA nos Estados Unidos; e Elias Salupeto Pena, secretário da UNITA para a Agricultura.

Severino Carlos

Saiba mais sobre este assunto, clicando AQUI

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação

Postar um comentário

0 Comentários