SIZALTINA CUTAIA E O SEU EXCELENTE CONTRIBUTO AO ATIVISMOS SOCIAL

Conheço a Sizaltina Cutaia, nas lides do associativismo e direitos humanos, faz anos. Muito antes de ser a Directora da organização Internacional de defesa dos direitos Humanos Open Society. Sempre foi uma jovem bastante pragmática, inteligência é bastante racional. Tive várias oportunidades de debater e participar com ela em fóruns da sociedade civil de direitos humanos e sempre pensou com a sua própria cabeça e defendeu os seus ideias com a coragem que lhe é caracterizada.

 A última vez que debatemos no mesmo painel, eu já na posição de pastor e ela de feminista e defendia com brio e sapiência os direitos dos LGBTQ+, no final fiquei satisfeito em saber que aquela jovem que eu havia conhecido há alguns anos atrás como Activista dos Direitos Humanos, na Associação Justiça, Paz e Democracia-AJPD, havia se tornado Directora da Open Society, e uma das mulheres mais influentes do nosso país na defesa dos direitos humanos. Nos últimos tempos ela tornou-se numa das mulheres mais conhecidas do política no feminino, aliás sem a sua presença, parece até que este programa perde a graça. Debatedora, frontal, interativa e “opinion maker”, com esse seu jeito faz com que o debate do política no feminino ganha visibilidade e dá audiência a TPA.

Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Sizaltina Cutaia, faz bem a democracia, a divergência de opinião e ideias. Ela nos faz acreditar com os seus comentários, debates e participação em actos sociais que ainda existe democracia e liberdade de expressão em Angola. Eu particularmente gosto de debater com ela, principalmente em programas televisivos e não incomoda-me nem um pouco os posicionamentos dela, sobre as questões sociais, políticas ou religiosas. Infelizmente vi, recentemente nas redes sócias posts, pouco abonatórios, à pessoa desta grande Activista dos direitos humanos, ferindo a sua vida privada ou sentimental, que tem como único objectivo, manchar o nome dela, e tirar a Activista Sizaltina Cutaia, do jogo democrático...Isso é tão baixo e nojento!!! Os que não estão a conseguir ofuscar a inteligência desta jovem corajosa e rara entre as mulheres Angolanas, querem usar a vida sentimental dela, para atacá-la com ajuda do julgamento do povo. Mas para quem não sabe, Sizaltina Cutaia, é feminista e pan-africanista e parece que também é afrocrata, e defende o “pensamento africano, de que um homem pode ter várias mulheres” na visão cultural e religiosa dela, ela não está errada, aliás se fosse problema na família dela ou do moço, isso teria surgido como problema no seio dessas famílias.

Não podemos deixar que isso, seja usada para calar mais uma voz da liberdade de pensamento no nosso país. Não podemos continuar a deixar que as vozes que dão vida a nossa liberdade, sejam silenciadas com artefatos sem qualquer significado directo para as nossas vidas! O que eu tenho haver com ela, se é ou não segunda mulher, se na visão social e espiritual da religião que ela faz parte, esta posição social de segunda mulher é permitido?! Isso não afecta a mim, e nem a ti directamente, o que nos irá afetar mesmo é se silenciarem com a nossa ajuda a nossa querida irmã Angolana e Activista dos direitos humanos, Sizaltina Cutaia. Para o bem da liberdade de expressão e de pensamento, estou com a Sizaltina Cutaia.

Pr. Noé Mateus, Activista dos Direitos Humanos


Saiba mais sobre este assunto, clicando AQUI

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação

Postar um comentário

0 Comentários