O império económico da Fesa

Ao longo dos anos, a Fundação Eduardo dos Santos, deixou de exercer a verdadeira função para que fora criada, ocupando-se apenas dos seus investimentos por meio da FESA Investimentos.
A nível externo, a Fesa investiu mais de USD 221,8 milhões em 2006 na The University of New South Wales, em Sydney (Austrália). Em 2007, mais de USD 312,7 milhões na City University of Hong Kong, mais de USD 187,8 milhões na Universidade Nova de Lisboa, ainda por definir os objectivos de tais investimentos.

A FESA, por intermédio da GEVAL, investiu mais de 243,7 milhões de euros na construção em Portugal do complexo Quelhas 28, que se localiza na Rua de Quelhas, nos meados da Igreja Nossa Senhora da Lapa. Também investiu no luxuoso empreendimento hoteleiro CATUSSABA Resort Hotel, nas maravilhas praias da Bahia, Brasil. Na África do Sul, investiu fortemente no Grupo Hoteleiro Legacy Hotels & Resort, que possui centenas de empreendimentos turísticos e hoteleiros por toda África do Sul, entre os quais pousadas, resorts, hotéis de 2,3,4 e 5 estrelas, restaurantes, campos de golfe e muito mais.

A Geval investiu em 2009 mais de USD 423,8 milhões na The JW Marriot na Coreia do Sul, mais de USD 289,2 milhões na Grand Intercontinental Seoul e mais de USD 195,8 milhões na Holiday Inn Seoul (Bahia) e mais de USD 213,7 milhões na Kimpinski Hotel & Resorts.

Em Seul, a FESA criou parcerias estratégicas e investimentos com personalidades como Choi Soo-bung, Presidente da KEPCO, no valor de USD 154,8 milhões; Com Koo Bom-moo, Chairman da LG, no valor de USD 254,8 milhões; Com Lee Seung-bae, presidente da Korean Standard Association, no valor de USD 29,8 milhões; com Lee Kyung-jae, da IBK no valor de USD 132,8 milhões e com Cho Choong-Hwan, presidente da Hankook Tire Co, no valor de USD 145,9 milhões.

Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Regressando ao país, a FESA Investimentos investiu directamente e indirectamente, por meio de terceiros, em Grupos empresariais tais como:

- GRUPO SUNINVEST
Dirigida por Ismael Diogo, ex-cônsul de Angola no Rio de Janeiro e presidente da FESA (Fundação Eduardo dos Santos).

Actividade: indústria farmacêutica (parceria com o Laboratório Teuto do Brasil), transportes urbanos e recolha de lixo pela SGO, comércio e etc.

O Grupo também detém o Hotel Intercontinental. É uma unidade hoteleira de três torres e ao seu redor o Hotel Luanda Epic Sana, gerido pela SIVOL – Sociedade de Investimentos Hoteleiros, Lda, que pertence a um consórcio entre a Sonangol e o Grupo Saninvest, vulgarmente apresentado como “braço direito” da Fundação Eduardo dos Santos para os investimentos.

GRUPO ODEBRECHT ANGOLA,cujos interesses são representados pelo próprio patrono, José Eduardo dos Santos

ANGOLA SELLING CORPORATION (Ascorp), que se dedicca à Prospecção, Pesquisa e Reconhecimento de Diamantes de Kimberlitos do Projecto Muanga, localizado na província da Lunda-Norte, cujos interesses são representados pela empresária Isabel dos Santos.

GRUPO GEMA

Os interesses da FESA no Grupo são salvaguardados pelo jurista Carlos Feijó. O grupo foi criado por Simão Júnior, o seu actual presidente é José Leitão, ex-chefe da Casa Civil da Presidência. Conta entre os seus accionistas com o jurista Carlos Feijó e António Pitra Neto, ex-ministro do Emprego e Segurança Social. O Grupo tem ligações com algumas empresas sul-africanas e chinesas que operam em Angola.

GRUPO GENIUS

Criada pelo falecido general João de Matos (ex-chefe do Estado-Maior-General das FAA) e Mário Pizarro (ex-governador do BNA), que vela pelos interesses da FESA no Grupo. A jóia da coroa do grupo é a GEVAL-Angola, uma joint venture com a brasileira Vale do Rio Doce, n.º1 mundial de mineração.

O mesmo dedica-se a actividades de exploração mineira(diamantes, manganésio e outros) e possui muitos projectos de electricidade, gaz e telecomunicações, por meio da POWERGOL, que gere um volume de negócios de mais de 256 milhões de euros.
O Grupo tem Participações nas Torres do Carmo (Luanda), Torres do Kinaxixi (KINAXIXI SHOPPING CENTER), Belas Business Center, entre outras.

CAIXA TOTTA DE ANGOLA – Os interesses da Fesa nesta instituição são representados e assegurados pelo empresário António Mosquito, que representa a instituição na empresa FALCON OIL E GAZ.

GRUPO PRODOIL

Associou-se à Amec Paragon (Houston, EUA). Os interesses da FESA são representados e vedados pela Marta dos Santos, irmã mais velha do ex-Presidente da República, entre as suas actividades, se destacam, o petróleo, gás natural, serviços, hotelaria e etc.

BANCO PRIVADO MILLEUNIUM ATLÂNTICO. Os interesses da FESA nessa instituição, são velados pelo General Kopelipa.

GRUPO SOMOIL

Criado por Desidério Costa, Alberto de Sousa e Manuel Vicente, o mesmo foi a Primeira empresa privada angolana a entrar na exploração de petróleo. Em 2006, a Sonangol montou uma operação
financeira que se destinou a suportar os investimentos na exploração de petróleo no Brasil, nos poços da Baía dos Santos.

Saiba mais sobre este assunto, clicando AQUI

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação

Postar um comentário

0 Comentários