Meus amigos kunenense, sim chamo meus porque texto é muito amigável para todos angolanos residentes na província do kunene.
Este mesmo kunene cheia de lendas e superstições que os inimigos da nossa união incaram com misto de vago, temor e com uma admiração reverencial pelos desconhecidos.
A nossa província ágora mais que nunca tem e conta a sua juventude, uma juventude renovada dentro de si mesmo.
Uma juventude que quer uma plena união, e uma juventude que pretende ter mais laços de amizade entre si.
UMA JUVENTUDE QUE PRETENDE O SEGUINTE:
Que haja amizade cada dia mais estreita entre todas etnias que escolheram a província do kunene como a sua residência.
Uma juventude que rompeu as barreiras etnica que um pequeno grupo quer implantar na província e distrair o povo .
Para a juventude kunenense a amizade e relação entre Angolanos sempre superou as fronteiras étnicas, politicas e religiosas.
A juventude do kunene deve reconhecer o seu desejo de desenvolvimento no contexto angolano mas não precisa de alguém sem ética e uma boca de aluguel ou um pau mandado que usa as redes sociais para destruir o nosso progresso por causa dos interesses econômicos daqueles saquearam e impediram o nosso desenvolvimento.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
JOVENS DO KUNENE DEVEMOS REFLETIR COM ÉTICA.
DEVEMOS CULTIVAR A ÉTICA COMO ARTE DE CONVIVER COM OS OUTROS .
Como podemos olhar a vida alheia como interesse e sempre presente na nossa vida?
Existe uma expressão usada por todos que tem um sentido ético: quando dissemos a nossa liberdade termina donde acaba do outro está expressão é muito frágil para aqueles que imaginam ser muito correto. Mas na verdade a nossa liberdade não termina donde acaba do outro, a nossa liberdade não acaba quando acabar do outro. Se algum ser humano não ser livre nenhum ser humano é livre, se alguma criança morre de fome, da falta de escola e da ausência de carinho então ninguém é livre.
Se algumas mulheres não for livre de brutalidade e do sexonismo.
Se algumas pessoas não forem livres da falta de um trabalho digno ninguém é livre.
Se algumas famílias estão a falta de casa sendo a província do kunene recebia um orçamentos exclusivamente para para sua reconstrução depois do nosso êxodo ou nosso regresso a província, ninguém é livre.
Isto significa para juventude kunenense lúcidos e não aos intriguistas, fofoqueiros e traidores.É que a nossa liberdade não acaba,repito a nossa liberdade não termina quando acaba do outro, mas sim quando termina do outro. Porque o ser humano é só humano se for junto, e está ideia de ser humano ser junto implica nós kunenense termos a necessidade de olhar a outra pessoa como outro de nós .
Quem são outros para nós mesmos?
O mesmo que nós somos para os outros isto é outro e não estranhos.
Quando nós possamos a conviver em comunidades mais extensas em que as relações do poder têm que ser concertadas, têm que ser medidas de maneira que não nos estragacemos um aos outros ,que agente não nos fizemos mal ao outros.
Neste momento devemos trazer a visão que nós todos somos kunenense, olhar outro como outro irmão e não como estranho, não como alguém que veio de fora, não como forasteiro e estrangeiro.
Neste sentido a noção de sermos kunenense ele implica ver outra pessoa como humano.
Um homem ou uma mulher só deve olhar para uma pessoa de cima e para baixo quando for para ajudar se levantar.
Uma pessoa só pode olhar para cima e para baixo quando for para ajudar para ficar na mesma altura.isto significa que estamos no mesmo nível como dignidade e estamos no mesmo patamar como dignidade.
Quando narrei no princípio do texto da necessidade nos meter na vida alheia não é claro se meter na vida alheia como fofoca,como perturbação e como intromissão como acontece com outros jovens na cidade de ondjiva que vivem através de criar conflito.
Para um jovens kunenense lúcidos têm obrigação moral que a vida alheia lhe importa, alheia é uma outra vida como a nossa. É por isso temos um princípio que nos vem da religiosidade que é o princípio da compaixão, eu também sofrer com autra pessoa não apenas porque o vejo sofrendo mas ver ele alguém como eu.
Nesse sentido há possibilidade pós pandemia preservar alguns dos modos como a compaixão que hoje vem aflorando não obstante não seja na totalidade mas podemos podemos preservar, guardar exemplaridade daquilo que hoje as compaixoes acimilam e permite emergir algo que terá um legado muito positivo.
É um legado que é bastante bom porque as liberdades só existe como pleno exercício se eu for capaz de tê-la entre outras pessoas que também a tem.
Quando só eu que tenho, só eu que sei,só eu em tudo ,só eu que sou livre de opinar, criticar isto é intrigas.
Se existir no seio da juventude, nas organizações políticas e da sociedade civil kunenense alguém que só ele que tem condições de exercício, então está pessoa é um pau mandado e boca de aluguel e não está exercer a liberdade de modo plena..esta pessoa é um tolo e abruptamente malévola.
Juventude kunenense o passado ruim por causa de guerra civil e depois a implantação durante muito tempo da exclusão bizarra combinada já não podemos permitir nem aceitar para nunca mais.
AS ÚNICAS PESSOAS QUE PODEM DIZER SE UMA GUERRA É JUSTA SÃO AS NOSSAS MÃES QUE TIVERAM FILHOS SOLDADOS QUE MORRERAM NA GUERRA E ESTAS TORNARAM A VER DE NOVO DEPOIS DO FIM DESTA MALDITA GUERRA A IMPLANTAÇÃO DE OUTRA GUERRA DE EXCLUSÃO DOS SEUS FILHOS :
A exclusão não acesso educação universitária, não acesso emprego dos kunenense nas várias instituições existente na província ,exclusão econômico de alguns para beneficiar um grupo.
Agora é a hora de dizer basta e deixamos o medo porque somos futuro desta província independentemente da etnia, raça, credo religioso,filiação político apenas devemos ver a província do kunene como parte integrante de Angola.
Devemos ficarmos unidos não nos deixar enganar por aqueles que têm grande plano malévola nos bastidores de continuar a dominar a província.
JOVENS KUNENENSE
NÃO PODE EXISTIR A CONSISTÊNCIA NA LÓGICA CADA UM POR SI E DEUS PARA TODOS:
Está lógica de cada um por si e Deus para todos ela não tem nenhum nível forte nem de consistência, é preciso darmos um passo forte nessa direção ...a direção de união e acabar o medo.
Continuarei....
Celestino José tuleingepo
Saiba mais sobre este assunto, clicando AQUI
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários