BONGA v PEDRITO
C BURITY v ARY
O músico angolano José Manuel Pedrinho (Pedrito) nasceu na sanzala de Kingongo, Icolo e Bengo, no dia 1 de Outubro de 1954. desempenhou um importante papel no período áureo da canção política (1974-1976), tendo interpretado, de forma magistral, uma das canções mais representativas em homenagem ao Comandante Gika, herói do MPLA (tombado) morto em Cabinda: Foi o Vencedor e recordista com três prémios do concurso “Top dos Mais Queridos”, da Rádio nacional de Angola em 1982, 1984 e 1986.
O artista José Adelino Barceló de Carvalho (Bonga) nascido aos 5 de Setembro de 1942 com 77 anos de idade), natural de Icolo e Bengo, Angola
Sempre teve grandes sucessos. Muito querido em Angola e por angolanos em toda parte do mundo. Mesmo tendo algumas músicas bloqueadas em várias estações de rádio em Angola, a sua música evadia nossas casas e ambientes de farras, sem pedir licença.
Bonga Kwenda nunca venceu nenhum concurso da música popular angolana!
Sucessos como: kisselenguenha, Mulemba Xangola, Mariquinha, Mona Ki Ngui Xica, Maria Casputo, Kambwa e etc.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Analisando bem, “o top dos mais queridos” nunca foi um concurso dos mais queridos de Angola, mas sim dos mais queridos da máfia do poder.
Todos sabemos que sempre houve uma máfia no poder, como prova e referência, temos o caso “caquinhentos milhões”
O erro deve ser corrigido para resgatar a credibilidade do referido concurso.
Para não tirar mérito aos outros grandes artistas vencedores, eu peço que façam a entrega de um prémio nesta grande figura da música angolana, como vencedor nesta época de 1992 á 2000, neste período não foi realizado o “top dos mais queridos”.
Eu espero que também homenageiem o embaixador da música angolana: Bonga (José Adelino Barceló de Carvalho) com o “Premio nacional da cultura”. Nem que seja uma homenagem feita por artistas vivos que já ganharam o top, no momento em que o Bonga fazia muito sucesso em Angola e pelo mundo a fora.
Minhas questões:
Será que a obra “Especulador”, um tema de pendor satírico que marcou a entrada de Carlos Burity no universo da música de intervenção, foi a razão que fez com que o artista não arrebatou nenhum prémio até hoje? A diva Ary é a mulher detentora do recorde com dois prémios!👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Será que a CNE (conselho nacional eleitoral) também controla a votação do “top dos mais queridos”?
A continuar!
Vulinho Quissua
Saiba mais sobre este assunto, clicando AQUI
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários