Vejo jornalistas, fotojornalistas e órgãos de comunicação social darem corpo a uma iniciativa, mais uma de tantas, para premiação dos melhores disto e daquilo, promovida por uma entidade que responde pelo nome de "Angola Comunica". Este parece ser o país onde os "Prêmios em Jornalismo" são mais vulgarizados. Basta que qualquer iluminado tenha a ideia de premiar jornalistas e os respectivos órgãos, que os profissionais da classe estão logo a bater palmas, o que traduz o tipo de sociedade em que vivemos. O que interessa são os prémios, a fama, e não se tem mesmo mostrado trabalho ao longo de cada ano. Há coisas que acontecem neste país que a culpa não é do MPLA. Nós é que não somos um povo sério.
É aceitável que, por exemplo, uma empresa petrolífera crie um prémio/concurso para destacar as melhores matérias ou reportagens sobre a industria petrolífera (petróleo e gás), ou que uma empresa do sector das telecomunicações premeie jornalistas que se destaquem nesta área. Uma coisa é isto, outra, diferente, é o tipo de prémio criado pela Angola Comunica e tantas outras empresas.
Penso que agora que foi instituída a Comissão da Carteira e Ética (CCE), não seria ideal este organismo passar a organizar os “Óscares do Jornalismo Angolano”? O Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), a mais idónea organização da classe, não seria outra alternativa?
É preciso pôr ordem na "casa da mãe Joana".
Saiba mais sobre este assunto, clicando AQUI
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários