Falar de Garcia Miala não é falar de qualquer um ,se considerando que se está diante de uma mesma pessoa.
Que já foi considerada como das mais temidas , amadas , odiadas , promovidas e despromovidas dentro de um mesmo contexto político.
Eu conheço o Miala desde aquele bom tempo colonial.
Em que antes de se chegar à quela escola 8 , onde ele estudava, e eu embora não, estava lá com muita frequência por razões que pouco interessa nesta crônica.
Quem quisesse ir para aquela escola que já foi a fonte onde tanta malta do bairro Sambizanga e não só, ia beber grandes e boas lições dos bons professores do antigamente sem gastar um tostão
Antes de lá chegarmos era quase obrigatório darmos uma espreitadela ao gorila que se encontrava na jaula daquele quintal que fazia fronteira entre o bairro operário ( B.O ) e bairro do Cruzeiro.
Não o vejo pessoalmente Garcia Miala por aí desde 1973, pois aquando da minha passagem pela (CIM ) Contra Inteligência Militar ele nem se quer sonhava, e estava longe de imaginar que daria no que deu quero mesmo acreditar.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Quanto sei a semente para a ascensão de Miala foi lançada por ai, nos anos 80 e poucos.
Quando ele mesmo depois de alguns cursos que fez , lançou as bases da compilação da interpretação e do uso de inteligência com ações dentro e fora do país que o consagrou como um dos bons operativos.
Faz tempo que acompanho e ate com um certo rigor o percurso , assim como as ações de Miala dentro e fora do país.
Conheço ações do Miala que nunca foram reportadas e que não passa pela cabeça nem na imaginação dos que acreditam serem bem entendidos na matéria e não sou o único.
Vou continuar com este tema sim, ate porque é importante separar o trigo do joio.
Levando rigorosamente em considerando e fazer compreender as razões do porquê afinal Miala era assim tão temido, amado, odiado, promovido e despromovido ?
Este homem que na minha opinião pessoal já teve mais motivos para ser amado do que o odiado , já que a história seja de quem for, não se escreve só com as coisas más que fez sendo homem de carne e osso com qualquer outro.
Claro que não vou ignorar deixando de falar do período de betão em que ele, José Eduardo Dos Santos e outros tinham transformado Angola numa espécie de inferno na terra.
Criando um clima terrível de desconfiança dentro de cada família angolana onde raramente não havia informantes que controlassem o ambiente ate de leituras dentro das famílias.
Nos tempos em que quando JES passasse com a sua caravana á alta velocidade, quem não se colocasse de sentido ou tentasse matar a mosca que lhe mija no nariz no momento , raramente não levava um tiro do peito.
Com filhos que ate roubavam os pen drive/usb dos pais para os entregar á secreta.
E curiosamente ate copias dos livros que os mesmo liam fotografados e entre á operativos da secreta para manterem ate o pensamento das suas vítimas ?
Não vou deixar de realçar as ações de grande nobreza , patriotismo e humanismo de Fernando Garcia Miala que mobilizou e sensibilizou milhões de corações não só de angolanos.
Como ate mesmo cá fora notei isso nos alemãs que conversaram comigo sobre o saudoso e nobre projecto Criança Futuro de sua iniciativa que valeu pena sim, foi o único do gênero ate hoje.
Fernando Vumby
Saiba mais sobre este assunto, clicando AQUI
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários