Novo Director da cadeia do Bentiaba está a ser acusado de expropriar terras dos agricultores e apossar-se dos produtos dos mesmos


O Deputado Sampaio Mucanda, após ter participado hoje do debate na especialidade da Assembleia Nacional, das 9 às 11 horas, deslocou-se no período da tarde à comuna do Bentiaba, que dista a mais de 130 quilómetros da cidade de Moçâmedes para ouvir o clamor dos agricultores, que alegam estarem a ser  atormentados pelo novo Director da cadeia do Bentiaba, onde o mesmo está a ser acusado de expropriar terras dos populares e apossar-se dos produtos das fazendas.

Segundo as vítimas os terrenos foram cedidos nos anos 1998 para a prática da agricultura pelo então Director Nacional dos Serviços Prisionais, Ângelo de Barro Veiga Tavares, que mais tarde passou a ser Ministro do Interior.

De lá para cá, já passaram sete Directores da cadeia do Bentiaba, que nunca tentaram se apropiar da terras dos agricultores, mas infelizmente o novo Director, o oitavo, de acordo com os agricultores, escreveu à Direcção Central acusando os mesmos de invadirem terrenos para agricultura pertencente a cadeia do Bentiaba; em função disso o Secretário de Estado do Ministério do Interior emitiu um despacho para os agricultores desocuparem imediatamente aquelas terras.

Os agricultores alegam que não existe nenum despacho do Secretário de Estado do Ministério do Interior, mas sim haver interesses inconfessos do novo Director da cadeia do Bentiaba em ocupar as suas terras, que desbravaram com muito sacrifício e nelas fizeram tantos investimentos, visto que a agricultura é feita sobretudo à base de sistemas de irrigação, através de motobombas.

Segundo os agricultores, o novo Director para além de ocupar as suas terras, pondo polícias para impedi-los de terem acesso às suas fazendas, o mesmo é acusado de estar a vender em toneladas cachos de bananas dos agricultores para o seu benefício.

Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762

A salientar que o grupo de agricultores da comuna do Bentiaba é composto por funcionários reformados dos Serviços Provisional da cadeia do Bentiaba; funcionários no activo (estes com medo reivindicar pela expropriação de terras para não correrem riscos de serem transferidos); antigos presos, que deixaram de delinquir apostando na agricultura; viúvas de ex-funcionários da cadeia do Bentiaba e de antigos presos.

 Os agricultores trabalharam naquelas terras durante 21 anos, mas infelizmente desde Março do ano em curso, encontram-se desesperados por causa da actuação do novo Director da cadeia.

O Deputado do Povo, Sampaio Mucanda, depois de ter ouvido o clamor dos agricultores, agradeceu à Administração Comunal do Bentiaba por ter cedido a sala de reuniões para o parlamentar conversar com as vítimas da actuação do novo Director da cadeia do Bentiaba e garantiu aos agricultores que irá solicitar uma audiência com o novo Director da cadeia para saber da razão suficiente da sua actuação, tratar ainda sobre o mesmo assunto com o Delegado Provincial do MININT e com o Ministro do Interior.

Aquelas famílias estão a atravessar momentos muito difíceis, pois não têm como se sustentarem, porque o o novo Director impediu o acesso das fazendas onde estas colhiam produtos para vendê-los e resolver vários problemas da vida.

De recordar que as vítimas da actuação do novo Director da cadeia do Bentiaba, no dia 07 do mês em curso solicitaram encontro com o Deputado do Povo para expor o problema e o mesmo decorreu hoje sexta-feira das 13 às 15 horas.

Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/DFetx6gqjy4

Postar um comentário

0 Comentários