Angola importa dez mil toneladas de óleo de palma por mês, em aquisições que em Janeiro deste ano envolveram 29 milhões de dólares das reservas cambiais angolanas e 30 milhões em Fevereiro, variáveis que os produtores nacionais encaram como uma oportunidade para liderar esse mercado.
As informações foram prestadas pelo presidente da Associação Nacional de Café, Cacau e Palmar de Angola, João Ferreira, que considera que a substituição da impor- tação de óleo de palma à escala, pode resultar na poupança de divisas, criação de emprego e rendimentos.
João Ferreira apontou, contudo, os desafios que os produtores nacionais têm de enfrentar para absorver essa fatia do mercado, como é o facto de a produção de palmar ainda não ser feita de forma massiva, ocorrendo “de forma esporádica e desordenada, com palmeiras de difícil colheita e sem observância de pressupostos técnicos”.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
De acordo com João Ferreira, a melhor opção é abandonar os métodos tradicionais em que se processa a produção e modernizá-la, com novas técnicas de cultivo, bem como a introdução de variedades melhoradas. Além disso, a produção do palmar pode ser associada a outras culturas, como é o caso do café, sobretudo a variedade Robusta, servindo de sombreamento dos cafezais.
O Cuanza-Norte é das províncias que mais produz óleo de palma, a par do Zaire, Bengo e Cuanza-Sul, embora a pro- dução seja artesanal, particularmente nos municípios de Cazengo, Golungo-Alto e Gonguembo. Na fazenda Rogério Leal, em Cambambe, produzem-se palmeiras que dão dendém em menos de um ano, havendo 120 mil mudas para plantar em cinco mil hectares. Outras serão vendidas pelas administrações municipais para incentivarem o cultivo do palmar e a produção de óleo de palma, anunciou João Ferreira, que solicitou que os produtores elaborem projectos bancários para a obtenção de crédito.
Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/_ZKKrmaV4IA
0 Comentários