Tony da Costa Fernandes um dos fundadores da UNITA, diz que Savimbi não matou Samuel Chiwale, porque ele era burro" ao contrário de Jorge Sangumba que tinha de ser eliminado


Entrevista interessante feita por João de Almeida ao Embaixador Tony da Costa Fernandes, onde se abordam questões importantes sobre a formação e luta da UNITA até aos nossos dias...

Pontos a reter:

A UNITA foi constituída em Champaign na Suiça, tendo como fundadores Jonas Malheiro Savimbi (JMS) e Tony da Costa Fernandes (TCF). Quando fundaram a UNITA JMS e TCF eram jovens estudantes, admiradores da esquerda. Pessoalmente TCF era admirador de Fidel Castro e de Che Guevara. Fundaram a UNITA baseados numa máxima de Mao Tse Tung de que "o peixe e a água são aliados", sendo que o peixe é a tropa e a água o povo, o que quer dizer que a tropa só poderia sobreviver se estivesse aliada ao povo.

Disse ainda que os guerrilheiros da UNITA foram formados na China, e que nessa altura o MPLA estava sediado em Konakry e a FNLA fazia a guerra a partir do Kongo Leopoldville, de onde partia para atacar os fazendeiros e depois refugiar-se no Kongo.

A partir de 1992 JMS assumiu-se como sendo a UNITA e afastou todos aqueles que o ajudaram a construir a UNITA.

Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762

JMS teria afirmado a TCS sobre Tito Chingunji, "então tu não sabes que eu já mandei eliminar esse gajo".

O Eng. Jeremias Chitunda disse-me que "Quando chegar a minha hora eu vou fazer como a avestruz e esconder a minha cabeça debaixo da areia".

Os intelectuais da UNITA seguiam a política da "allegiance", seguir cegamente alguém sem perguntar porquê.

JMS teria afirmado num comício na Jamba que não tinha mandado matar Samuel Chiwale "porque  ele era burro" ao contrário de Jorge Sangumba que tinha de ser eliminado.

Todos os indivíduos que se oposeram à UNITA (isto é a JMS) morreram.

Aí vai o link da entrevista para vossa informação: https://www.youtube.com/watch?v=uira3_lxm1k

Tony da Costa Fernandes - (nasceu em 1943)

Tony da Costa Fernandes serviu como representante em Londres e como ministro das Relações Exteriores da UNITA. Em Março de 1992, TCF e o ministro do Interior da UNITA general Miguel N'Zau Puna (MNP) denunciaram o facto de o líder da UNITA, JMS, ter ordenado os assassinatos de Wilson dos Santos (WS), ex representante da UNITA em Portugal, e Tito Chingunji (TC), ex representante da UNITA nos EUA. A morte de WS e TC e as deserções de TCF e MNP enfraqueceu a relação EUA-UNITA e prejudicou sériamente a reputação internacional de JMS.

Depois de ter aderido ao MPLA TCF serviu sucessivamente como embaixador de Angola no Reino Unido, na India, Tailândia, Malásia e no Egipto.

Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/dMOFxN0Ld8Y

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Típico traidor.
    Do tipo que o dinheiro compra.
    Nem ama Angola e quer falar mal do maior apaixonado por Angola.
    Brincalhão é o q é esse cota Tony. Coitado do mais velho Jonas por ter confiado na cobra q és.

    ResponderExcluir