Secretário geral da CASA-CE diz que o documento que circula nas redes sociais, que proíbe a legalização do PRA-JA é falso, e ao ver dele era mais fácil e seguro Rui Ferreira ligar para Manuel Aragão

Estou a sofrer uma pressão positiva, da Imprensa e internautas para reagir publicamente, como sociólogo, sobre os casos: a) divisão do "tempo de antena" na Assembleia Nacional entre os 8 Deputados seguidores do Dr. Abel Chivukuvuku e o Grupo Parlamentar da CASA-CE. Recordo que, para alguns círculos da CASA, esta situação é patrocinada pelo MPLA e saudada efusivamente pelo PRA-JÁ e b) publicação de um documento que envolve, supostamente, os Partidos coligados da CASA-CE para travar a legalização do PRA-JÁ.

Sobre o primeiro caso, devo dizer que é mais uma vitória do MPLA, tal como a não legalização do PRA-JÁ. Pois, se o Presidente João Lourenço abandonar o MPLA, mesmo não se filiando em nenhum Partido Político, no minuto seguinte deixará de ser Presidente da República de Angola. Se o Deputado Fernando Piedade Dia Dos Santos (Nandó) desvincular-se do MPLA, mesmo sem aderir nenhum Partido Político, não só deixará de ser Presidente da Assembleia Nacional, como não continuará como deputado pelo MPLA. Quer a Constituição como a Lei dos Partidos Políticos e a Lei Eleitoral assim garantem(falaremos sobre este assunto outro dia). Mas, quando se trata da oposição, ignora-se estes dispositivos legais e se baseiam nas deliberações de Comissões de Trabalho da Assembleia Nacional. Que gravidade! Dividir para melhor reinar, está a funcionar em cheio. Ingenuamente, como sempre, há quem esteja a festejar para desgraça da oposição! Muita pena!!!
Em relação ao segundo caso: acham mesmo que para o do Dr. Rui Ferreira orientar o Dr. Manuel Aragão para travar a legalização do PRA-JÁ ( caso seja verdade) teria evitado o contacto pessoal, as Redes sociais e telemóvel ( embora arriscado, mas que permite apagar a mensagem) e preferiu a via escrita, elaborando um documento oficial, exarado, ainda por cima, no Sábado? Então! O MPLA de repente se tornou brutalmente inexperiente?

Em relação à esta publicação e a reacção acritica que está a suscitar junto dos seguidores do Dr. Abel Chivukuvuku, coloco as seguintes hipóteses:
a) ou no MPLA já não se carbura mais e viraram, de repente, todos inexperientes (eu não acredito. Você acredita?); b) ou alguns seguidores do Dr. Abel Chivukuvuku foram enganados, por alguns informantes e conselheiros, fazendo-lhe crer que o documento é credível (tenho dúvidas, que não se tenha aprendido com o passado); c) ou alguns chicos-espertos e radicais internos montaram esta peça, sem o conhecimento da liderança do PRA-JÁ ( tenho dúvidas que não se tenha pensado na imagem e idoneidade do líder deles)!

Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762

Seja qual for a situação, aquele documento exposto sem qualquer reflexão critica sobre a sua veracidade, descredibiliza o PRA-JÁ junto dos intelectuais, jovens lúcidos, classe média ( que é a maioria dos internautas), embora arrancou solidariedade de quem já está aborrecido com o MPLA e já não se quer dar o trabalho de pensar criticamente ( minoria que age assim e momentaneamente). Mas, esta vantagem é efêmera, se comparado com as consequências que podem advir de uma suposta disputa jurídica sobre o assunto.

Deve-se pensar seriamente nas consequências de natureza jurídica, da idoneidade e seriedade das pessoas implicadas, sobre tudo do Dr. Abel Chivukuvuku, que ainda goza de credibilidade de alguns círculos da sociedade. A ser verdade, o PRA-JÁ deve levar o caso as barras do Tribunal. A não ser verdade, as pessoas visadas, incluindo a CASA-CE podem levar as fontes nas barras do Tribunal.
Politicamente, deve-se evitar imitar o MPLA na tática do vale tudo para chegar à Roma!
Quando se luta com Leão nunca é taco-a- taco...sobretudo no uso de táticas fraudulentas, sob pena de legitima-las para a sua própria desgraça!

Quanto a suposta participação da CASA-CE para travar o PRA-JÁ podemos estar em presença,outra vez, do triunfo da tática de dividir para melhor reinar ou de sujar outrem para esconder os nossos erros! Reitero que ao nível de determinados círculos da oposição ao MPLA, não se está a aprender, nem com os erros e nem com as lições do tempo! Ao mesmo tempo que se apela solidariedade, ataca-se pelas costas! Os últimos grandes factos políticos dividem mais a oposição, quer no interior quer entre forças políticas. Mas, a esperança nunca morre, cada um colhe o que semeia e o tempo tem sido
um grande juiz e mestre!

Por: Rafael Aguiar, para todos jornalistas e internautas

Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/ecK9j5N1P1I

Postar um comentário

0 Comentários