Criação de Estados Unidos de África falhou, porque o momento não era propício, defende antigo Presidente Moçambicano

O  antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, defende que a criação de Estados Unidos de África falhou, porque o momento ainda não era propício.
Os Estados Unidos de África são um velho sonho de grandes pan-africanistas como Marcus Garvey e Kwame N`Krumah.

Foi também sonho do antigo presidente líbio, Moammar Gadhafi, que delineou um plano para a federação que teria uma única força militar africana, uma moeda única e um passaporte único para os africanos se movimentarem livremente, através do continente.

Joaquim Chissano diz que o sonho de criação dos Estados Unidos de África foi adiado, porque era preciso, primeiro, que todos os países africanos tivessem a sua independência conquistada.

Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762

O antigo Chefe do Estado refere que o que vincou foi a construção da unidade dos países africanos, através da consolidação dos blocos regionais.

Enquanto alguns consideraram que o projecto de criação dos Estados Unidos de África morreu com Moammar Gadhafi, Robert Mugabe havia igualmente manifestado o interesse em reviver o projecto.

Entretanto, na sequência do golpe de Estado no Zimbabwe, em 2017, Mugabe renunciou ao cargo de Presidente e veio a perder a vida em Setembro do ano passado.

Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/5GB-T00S_uA

Postar um comentário

0 Comentários