NO UÍGE: DIRECTORA DA SAÚDE PAULA XANGANGO ACUSADA DE DESVIAR CINCO CARROS E MEIOS LABORATORIAIS

Paula Xangango, Directora Municipal da Saúde no município do Kimbele e os seus colaboradores direitos estão a ser acusados de desviarem cinco viaturas, um número elevado de camas, material do bloco operatório, informou recentemente o activista Salvador dos Santos a fonte do Lil Pasta News.

Segundo a fonte, foram abatidos no total cinco carros, três (3) dos quais pela senhora Paula Xangango, directora municipal de saúde do Kimbele e os outros dois por desconhecidos, trata-se de uma denúncia pública que a Procuradoria-Geral da República (PGR-Uíge), tinha que investigar para chegar aos reais culpados.

“As camas, o bloco operatório e laboratório do hospital antigo, tudo foi desviado, igualmente, a repartição de saúde no Kimbele ficou sem carros porque todos foram ao abate alegadamente por avarias e sem verbas para a manutenção, por outro, Paula Xangango é ainda acusada de querer abandonar o cargo para fugir das suas responsabilidades e deve dinheiro propositadamente aos funcionários em regime de contrato há mais de três anos, diz o Wizi-Kongo”.

As fontes que citamos a cima, afirmam que a única viatura que a repartição de Saúde do Kimbele e com a matrícula LD-73 -24-DL, e a Directora da instituição em causa Paula Xangango acidentou com ela, numa missão privada e danificou o carro quase na totalidade, e a responsável nunca se pronunciou do assunto mesmo sabendo que o carro é do Estado.

De acordo com o activista Salvador dos Santos, o filho da referida directora, não é funcionário do sector de saúde do Município do Kimbele, mas usava os meios do Estado como se fosse propriedade da sua mãe, e até já chegou a acidentar com uma viatura de fumigação de marca Toyota Dina, que o governo havia dado para o combate ao paludismo, ninguém diz nada e os culpados não são responsabilizados.

Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762

Salvador dos Santos, apontou que no ano transacto, a mesma directora, Paula Xangango, desviou uma viatura de marca Toyota Hilux de cor branca, e as outras duas viaturas que foram abatidas por ela naquele sector, é por orientação do antigo chefe da Paula Xangango, no caso, Manuel João, informou Wizi-kongo.

“Mesmo assim tenciona roubar o camião que aí está avariado e a ambulância avariada há quase 6 meses, justificando que estão sem dinheiros para manutenções, mesmo sabendo que a tabela do orçamento anual da repartição de saúde do Kimbele, é do domínio público, neste caso, a única ambulância que circula na vila de Kimbele é da comuna de Alta Zaza, já sabemos que Paula Xangango quer fugir do cargo”, finalizou, Salvador dos Santos.

0 Lil Pasta News, evidenciou todos esforços para contactar a Directora da Saúde no município do Kimbele, mais sem sucesso.

De salientar, que o actual governador Provincial do Uíge, Sérgio Luther Rescova, tem viajado para o norte da província para constatar em louco os reais problemas que assolam aquela população.

Rescova, trabalhou na última sexta-feira, no Município do Kimbele, depois de ter visitado a considerada terra do fim do mundo Buengas, a referida visita, levantou indignações por parte das autoridades tradicionais, dos demais municípios, alegando haver filhos e enteados porque todos os governadores que são nomeados para governar aquela província, direccionam a maioria dos projectos de impacto social naquela na zona norte do Uíge, deixando assim os demais municípios na letargia.

Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/0lc3pvHfp3Q

Postar um comentário

0 Comentários