O QUE REALMENTE SE PASSA NO GOVERNO DA PROVÍNCIA DO BENGO!
O Bengo é uma das 18 províncias de Angola, localizada na região centro-norte do país, sendo adjacente à província de Luanda. Sua capital está na cidade de Caxito, no município de Dande. Segundo as projeções populacionais de 2018, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, conta com uma população de 429.322 habitantes e com uma área de 31 371 km², sendo a província menos povoada de Angola.
Para muitos é das províncias que melhor devia estar desenvolvida por estar muito próxima a capital do país, mas vê - se exactamente o contrário. Um lugar quase assombrado onde para juventude só resta o álcool e os jogos de rua, como o famoso não te irrites e outros. A nomeação a fevereiro de 2018 por sua excelência Presidente da República de uma jovem para o cargo de Governadora da Província, fez renascer para muitos a esperança de dias melhores, mas para os mais cépticos a desconfiança fruto do trabalho a desejar que a mesma fez enquanto Vice Presidente da Cidade de Luanda, cujo processos na PGR andam encravados pela gestão duvidosa desempenhada.
Para entenderem melhor de onde vem Mara Quiosa, vamos recuar ao tempo de José Eduardo dos Santos que a pedido do General Tavares aceitou que a mesma substituísse este último ma Administração do Sambizanga no ano de 2014, mesmo sem qualquer experiência e sempre rodeada de um aparato de “pensologos”.
A entrada de Higino Carneiro como Governador de Luanda, tendo saído Tavares da liderança da Comissão Administrativa, Mara que é neta de um dos melhores amigos de José Eduardo dos Santos, enquanto jovem e morador do Sambizanga, orientou que Higino Carneiro apostasse na jovem. Mário Santiago, nome dado ao campo de futebol localizado no Sambila, é sem dúvidas um homem que muito fez por Eduardo dos Santos. Agora retomemos ao actual governo do Bengo. Logo após a sua nomeação, Mara Quiosa, rodeou - se de pessoas da sua inteira confiança, na maior parte familiares a quem somente dá ouvidos. Mas existe uma figura pouco falada que é no fundo uma Governadora sombra da Província. Esta pessoa é tão somente a sua grande amiga Milca Caquesse, que a substituiu no Sambizanga como Administradora em 2016. Também membro do Comitê Central no MPLA, Milca Caquesse é apontada por alguns funcionários do Governo do Bengo como sendo o cérebro do Governo. “É muito amiga da governadora e faz parte daquelas pessoas que ela tudo pergunta. Não trabalha aqui mas mexe com o xadrez da província. Até no partido indicou que seria a comissão executiva ideal”, confidenciou uma fonte.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Milca Caquesse, jovem de 34 anos é tida como muito experiente politicamente e amiga pessoal da Governadora até pouco tempo, sendo que a tão “alegre” amizade já não é a mesma desde que a governadora descartou a “amiga” quando já não precisava dos seus conselhos governativos. Sob influência dos seus dois novos conselheiros Agostinho da Rocha Fernandes da Silva, seu tio e Vice Governador para os serviços técnicos e infraestruturas e Sr. Calunga, o escolhido para ocupar a pasta de Director Províncial das Infraestruturas. Importa dizer que ambos não tenhem qualquer licenciatura na área de construção civil, arquitectura ou engenharia. Desfeitos os laços de amizade que mencionados acima e sem qualquer experiência política, a governação de Mara Quiosa começou a ser confundida como gestão de um armazém desorganizado onde todos negócios são feitos sem cumprimento das regras orçamentais.
Valendo - se da amizade próxima do seu tio General Tavares com o Presidente João Lourenço a Governadora ousou até ir para cima de uma orientação já saída do BP do MPLA, que havia sido anuído para o cargo de segundo secretário o deputado Manuel Lopes Moniz Dembo, mesmo este já sendo eleito pelo Comitê Províncial do Bengo. Para seu turno Mara Quiosa, gozou das influências e pela primeira vez na história fez recuar uma decisão do BP do MPLA, substituindo Dembo pelo maior empresário da Província João Mpilamosi, que de experiência politica nada agrega daí o estado deplorável que está o MPLA no Bengo.
Amizade próxima com a primeira dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, sempre sentadas juntas nas grandes actividades políticas, como as reuniões do Comitê Central, tendem a Mara Quiosa o título de próxima ao casal presidencial. A PGR tem nas mãos um dossiê muito complexo que envolve a actual gestao do Governo do Bengo como vergonhosa. A ver vamos onde nos levará a novela GOVERNO DO BENGO.
Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/WBAI5oCUd3Q
0 Comentários