General Cubano Rafael del Pino
✓Quando o golpe fracassou, Nito Alves refugiou-se na embaixada da URSS. E esta foi obrigada a dar-lhe protecção. Imagino que os soviéticos tenham sido surpreendidos pelo insucesso da operação e que não tenham tido outra alternativa que não fosse protegê-lo. Mas o facto é que Cuba acabou por saber o que estava a acontecer e pediu aos soviéticos que o entregassem.
•Quem é que decidiu proteger Nito Alves: a embaixada da URSS em Luanda ou os serviços de informações soviéticos?
✓Desconheço.
•Como é que presença de Nito Alves na embaixada da URSS foi detectada pelos cubanos?
✓Foram os próprios soviéticos que nos disseram.
•O que é aconteceu depois?
✓Os cubanos pediram que Nito Alves lhes fosse entregue e os soviéticos entregaram-no, permitindo que os cubanos o entregassem depois a Agostinho Neto.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
•Houve algum acordo entre Moscovo e Havana sobre essa matéria?
✓Não sei. O que sei é que os soviéticos nos entregaram Nito Alves. E não podiam ter feito outra coisa. Não lhes convinha muito desafiar o poder dos cubanos em Angola, numa altura em que nós tínhamos ganho e eles tinham perdido.
•Então, porque é que se criou a versão de que Nito Alves tinha sido capturado pela população da aldeia onde se tinha refugiado?
✓Para evitar que se percebesse que Nito Alves era pró-soviético e que a URSS o tinha incitado a tomar o poder. Se isso fosse tornado público seria muito embaraçoso para todos. Especialmente para o presidente Agostinho Neto.
•Segundo a versão angolana, Zé Van-Dúnem e Sita Vales também foram capturados, na sequência de um bilhete escrito por Sita Vales, em que pedia a protecção da embaixada da URSS. Sabe se Moscovo a ajudou?
✓Desconheço. Mas creio que a URSS só protegeu Nito.
Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/y8ySBXgaK3k
0 Comentários