O Lil Pasta News, esteve ontem, quinta-feira 14, na terra Vermelha do Distrito Urbano do Kalawenda, Município do Cazenga, para reportar uma informação que dava conta da morte de um menor de cinco anos, vítima de fome.
Branca João Luís, a mãe da criança, quem em vida chamou-se Damião Alberto conta que está há quase dois meses que não consegue alimentar-se em condições, ou seja, desde que o país entrou em Estado de Emergência, o casal não tem condições financeiras para “matar a fome das crianças e dependem unicamente da ajuda dos vizinhos”.
A casa onde vivem actualmente, segredou Branca, foi dada emprestada por um vizinho. No interior da casa, que é de apenas um quarto, não existe sequer um luando para estender, os casal dorme num saco, e os outros dois filhos, de 3 e sete anos de idade, dormem num pano.
Para o leitor ter ideia do sofrimento daquela família, passavam das 10h00 quando a nossa equipa de reportagem chegou, e eles ainda não tinham comido nada.
“Levei a criança ao hospital municipal do Cazenga, porque ela estava muito pálida, e as enfermeiras informaram que ela tinha apenas fraqueza, e mandaram-me para a casa…depois só assustamos morreu”, lembrou.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Segundo a mãe, a criança não estava incomodada, estava apenas há dias sem se alimentar devidamente, “esta fome matou a minha criança, levou alguém que seria o futuro deste país”, chorou, bendizendo os vizinhos pelo apoio incondicional durante o óbito e funeral da criança.
Depois de uma conversa dolorosa com a mãe da criança que morreu por causa da fome, eis que ela tirou do peito uma outra dor. Afinal, a criança enterrada há dias, era a segunda que o casal enterrava em menos de 15 dias.
“Primeiro enterramos uma recém-nascida, depois morreu-nos outro filho”, disse.
Alberto Paulino Mwanga o pai das crianças, conta que a recém-nascida morreu porque a mãe não estava com força na hora do parto, tudo resultante dos dias que a gestante ficou sem se alimentar.
Deputado Ekuikui promete bens de primeira necessidade para família
De forma a mitigar a situação da família, Nelito da Costa Ekwikwi, deputado e Secretário Provincial da UNITA em Luanda, prometeu ajudar com cesta básica e um colchão, lamentando, por outro lado, a realidade que acontece na capital do país.
Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/CnWWLt_rB90
0 Comentários