General Higino Carneiro diz jornalista Willian Tonet foi militante da UNITA

Caro William Tonet
Bom dia
Eu sempre nutri respeito e simpatia por ti. Até dei a minha amizade e a da minha família a tua também. A minha e a do Gen João de Matos sempre estiveram presentes na tua também. Quando privávamos  em tua casa em família e na minha e no Restaurante do teu cunhado no Prenda, nunca soubemos que eras da Unita. Confidenciaste-me sim, que o dr Jonas Savimbi até te chegou a mandar sapatos ou tênis para os teus filhos como forma de te aliciar. Mas caro companheiro, a história não se apaga. E ela deve ser escrita e contada com factos reais . Esta é uma delas. Nunca deixei de ser teu amigo. Creio que tens isso presente. Fico estupefacto quando escreves com pensamentos racistas o que na verdade nunca observei de ti antes. Mas os tempos mudaram mesmo!
Agora vamos aos factos. Nunca poderias ser Medianeiro no Processo de Paz em curso na medida que a  mediação era feita por Portugal e com os os observadores da Rússia e dos EUA. Já havia data marcada para a assinatura dos Acordos de Bicesse. O que se protagonizou na nascente do Rio Cauango no dia 15 de Maio de 1991 foi um encontro de risco mas para cessar as hostilidades Militares.

Depois deste encontro outros se seguiram mas só depois da Assinatura dos Acordos de Bicesse. Que o digam a Luísa Ribeiro , o Benjamim Formigo e a Luísa Rogério entre outros jornalistas. Eu não
Me reuni com ninguém no dia 19 de Maio. Deve ter sido um outro Higino Carneiro. Os oficiais, os sargentos e soldados sabem disso.  O Comandante  da 3 Região Militar era o Ten Gen Neco . O Marquês Banza estava lá mas não era o Chefe. O contacto que foi interceptado pelo Gen Makenzie não foi em comunicacao por Satélite foi através da Rádio local cujo radialista na época era o Paulo Cailo. Contacto com o Presidente José Eduardo dos Santos fi-lo eu pois era minha responsabilidade pois , se não sabias eu era na época o Chefe do Estado Maior  Geral  em exercício e nomeado coadjutor do Ministro da Defesa Pedale.

Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Falaste com o Presidente José Eduardo Santos porque eu te levei ao Futungo para o efeito. Nesse encontro pediste ajuda para o teu jovem jornal. Foi orientado dar-se essa ajuda através do Gen Zé Maria que mais tarde soube por ti que não o havia feito. Enfim poderia dizer-te outras coisas para te recordares e compreenderes os factos. A tua presença foi importante naquele encontro. Não levei  jornalistas estrangeiros porque não me interessava, porquanto a decisão era minha. Hoje mesmo e agora que te falo muitos ex-militares da Unita me chamaram e escreveram para recordar esta data. Não procurei ao escrever este artigo  na minha página para promover a minha imagem. Não, nunca fiz isso. Os meus feitos falam por si. Escrevi para recordar apenas.
Caro amigo, esta a é verdade contada por mim porque o chefe militar das FAPLA  nessa altura era eu e naquele lugar.

Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/2E5c4IC3OJQ

Postar um comentário

0 Comentários