EUA e China: geopolítica em volta do coronavírus

A actual geopolítica internacional não se funda simplesmente pela supremacia militar, diplomática, cultural e social, mas é também e sobretudo supremacia económica. As grandes potências mundiais como Estados Unidos da América, China, Rússia, Reino Unido, Alemanha, França,entre outros países da comunidade internacional, sempre procuraram estar um passo a frente dos demais países a nível global, entre eles os mais notáveis actualmente são os EUA ea China, que para além de serem super potências militares o também as duas melhores economias do Mundo.

Nos últimos 7 anos com a subida de Xi Jinping ao poder,esses dois Países têm medido forças, se confrontando o tempo todo com o objectivo de se tornar e de se manter na posição de melhor economia do Mundo. O PIB americano é estimado em 21 trilhões de dólares, o PIB chinês é estimado em 17trilhões de dólares. A China tem o melhor mercado do Mundo de Importação e Exportação, a sua mão de obra barata e o seu sistema económico de tipo misto, que na prática é um sistemaneo capitalista clássico avassaladorfez com que a sua economia crescesse e se desenvolvesse ao longo desses últimos anosisto tem sido uma grande ameaça para os Estados Unidos, um dos motivos que levou Donald Trump a entrar em guerra comercial com a China, impondo taxas doganais sobre inúmeros produtos chineses, a China resistiu,impondo também taxas aos produtos norte americanos, até que os dois Países no passado dia 14 de Fevereiro chegaram aum acordo pondo fim às guerras comerciais. 


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Os Estados Unidos querem se manter como super potência económica mundial e a China quer essa posição pra si, o Presidente chinês já manifestou isso várias vezes, e é aqui onde nasce uma das teórias da conspiração sobre o coronavírus, segundo o qual a pandemia Covid-19 é uma arma biológica que foi criada no laboratório por uma dessas potências para enfraquecer a economia mondial. Muitos afirmam que foi uma jogada criada pela própria China com o objectivo de comprar à preços baixos acções de empresas, fábricas e indútrias estrangeiras instaladas no seu próprio País e não só. Isso ocorreu na sequência da propagação e proliferação do vírus. Outros afirmam que o vírus foi criado pelos Estados Unidos para retardar e abrandar significamenteo crescimento e desenvolvimento económico chinês, de modo a impedir que se torne na melhor economia do Mundo.

Ao longo dos séculos as grandes potências impunham a sua supremacia através do seu exército e do seu aparato militar, hoje isso ainda funciona, é o caso da Rússia, mesmo o constando na lista das melhores economias do Mundo, é a segunda super potência militar do Mundo, através disto consegue impor a sua vontade e interesses geopolíticos, é também o caso de Israel, India, Paquistão, Reino Unido, França, Coreia do Norte, Irão e Turquia, por causa das suas bombas nucleares e dos seus rispectivos exércitos. Tendo em conta tudo isso, as super potências encontraram outras formas de sobrepor-se aos outros países, visto que entrando em guerraconvencional não haveria um vencedor, a causa do elevado número de bombas termonucleares que muitos paísespossuém, a estratégia que encontraram é a guerra biológica, é o caso do Covid-19 que está destruíndo várias economias, matando milhares de pessoas e metendo em crise vários países do Mundo.

O coronavírus é uma estratégia económica. Por detrás dessa pandemia existe um quadro político estratégico bem elaborado e programado à anos, no fim alguém sairá a ganhar com toda essa desgraça que o Mundo está vivenciando. Em política nada acontece por a caso, é tipo um jogo de xadrez, tem sempre quem move as peças, não existem coincidências nem surpresas, há um poder invisível por detrás dessa arma biológica. 

Vários governos a nível do Mundo decretaram Estado de emergência, outros Países decretaram quarentena obrigatória aos seus cidadãos, mesmo assim o contágio não pára, as mortes continuam, os hospitais estão lotados e sem espaços. Mesmo com tantos cientistas no Mundo ainda não se descobriu de forma exacta e concreta a vacina ou antídotoideal para dar solução à essa pandemia, mas a verdade é que o País que descobrir a cura perfeita irá lucrar milhões, bilhões etrilhões de dólares. O Mundo está em pânico qualquer governo estaria disposto a gastar milhões de dólares para tranquilizar e harmonizar a sua sociedade e dar continuidade ao seu crescimento económico.

Tudo isso é geopolítica, uns ganham e outros perdem, uns entram em decadência outros sobressaem, uns descem e outros sobem, assim é o realismo político WIN-LOSE, não existem dois vencedores, apenas um deve ganhar. Mas a pergunta que devemos nos fazer 

é: quem está por detrás do Covid-19? China ou os Estados Unidos? Ninguém tem a resposta concreta, apenas teórias da conspiração; mas uma coisa é certa países entrarão em falência, sobretudo os países africanos, onde as instituiçõespúblico-sociais funcionam mal, os serviços sanitários são de péssima qualidade, se essa pandemia se espalharsignificamente no Continente africano seria um caos total, seria um problema sem precedentes.

Tudo isso é Geopolítica. O coronavírus é uma arma biológica movida intorno de um quadro político-económico, segundo o qual o seu verdadeiro actor e criador é desconhecidoOs governos africanos precisam estar atentos, não devem aceitar vacinas vinda do ocidente para fazer testes, pode ser uma armadilha que poderá meter em risco a sociedade africana.

Por: Leonardo Quarenta 
Doutorando em Direito Constitucional e Internacional
Mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia 
Mestrado em Direito Constitucional Comparado
Master em Direito Administrativo
Master em Direitos Humanos e Competências Internacionais
Master em Jurista Internacional de Empresas
Master em Management das Empresas Sociais

Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/VwSq1WhYSVI

Postar um comentário

0 Comentários