Escrevo a presente nota ou crônica em resposta ao Jornalista da palanca TV quem sem conhecimento fincado fez uma declaração pejorativa frente a quadros formados em Cuba.
As relações bilaterais entre Angola e Cuba no plano de formação, tem a sua gênesis desde sensivelmente o ano de 1976 bem depois da independência, cujo incontáveis angolanos partiram no município especial *Isla de la Juventud* em espanhol, formando-se em categorias iniciais à outros níveis da formação sobretudo a engenharia ibérica na altura. Os mesmos viram-se livres do analfabetismo e realizados com o sonho de homens formados.
Ao longo dos últimos anos, Cuba tem sido, o país de escolha não só de africanos em grande amplitude, senão, latinos, norte americanos e europeus.
A realidade socioeconômico até político, o último não vem acaso, tem sido um entrave para trampolim da ilha, porém, apesar de tantas dificuldades que enfrenta o país, não deixa de ser uma trincheira do saber na América Latina, merecedor de um reconhecimento diferenciado, longe de propagandas difamadoras de alguns países movidos pelo contexto político, nada mais.
No âmbito de formação para quadros estrangeiros, no caso angolanos, Cuba tem disponibilizado os seus melhores profissionais e suas melhores instituições, apesar de estruturalmente não contar com melhores instalações que se possam comparar com países do primeiro mundo, ou alguns bem posicionados. Ainda assim, conta com um pessoal de qualificação do nível mundial, reconhecidos e credenciados pelas instituições da América Latina e não só, além de contar com uma planificação teórico prático bem esquematizado melhor que alguns países com mais poder econômico.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Todas as áreas de formação contam com um plano excelente que possa colocar profissionais doutorados de capacidades. A pedagogia, a área de ciências sociais no seu todo não ficam de lado, claro com uma medicina que é a sua bandeira.
Importante frisar que os medicos formados em Cuba, são capazes de prestar a sua humanidade e serviço em qualquer parte do mundo que se necessite. A formação de medicos (área que pertenço) na qual conta com um plano de estudo, que não difere de todas outras carreiras da Saúde, que coloca o estudante em contato com pacientes desde o primeiro ano de estudo, com práticas realizadas em corpos humanos maioritariamente e não em manequins como passa em outros lugares.
Dizer também que a relação médico paciente tem sido, a carta de presentação desta área, as avaliações sistemáticas, apoiadas com planos de investigações desde os primeiros anos de formação (em todas carreiras) vem adicionado.
Muitos são estudantes que saem com títulos de ouro, em todas as áreas de formação não só em medicina, título que simboliza ao máximo o aproveitamento acadêmico e uma profissionalização de excelência, capaz de responder aos desafios que se coloquem.
Portanto, não se deve generalizar as dificuldades de um ou outro estudante como sendo a realidade de todos, pondo em questão o saber de muitos caimaneros que durante estes anos todos são alavanca de quadros angolanos.
Questões como fraudes comumente chamada de cábulas, corrupção ou práticas de outros tipos, são punidos de forma severa desde um afastamento temporário até a um definido, perdendo mesmo a bolsa.
O que se deve fazer obviamente é, criação de espaços e oportunidades para que os formados na ilha e não só, possam brindar o seu conhecimento para a construção de uma nação orgulhosa para todos nós.
Nesta senda, só tenho a dizer que foi infeliz o Jornalista nas suas declarações, talvez referia-se aos seus familiares, o que se deve compreender e respeitar.
Opinião de um estudante.
Não em representação.
_Havana 18 de Abril de 2020 -
Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/NqIcBx9AkCM
0 Comentários