Conheça a célebre Universidade do Catambor, que o MPLA construiu nos anos 79/80, para tornar os seus dirigentes que só tinham a 4 e 5 classes, em doctores

  «A CÉLEBRE UNIVERSIDADE DO CATAMBOR E A «DOUTOROMANIA»

A célebre UNIVERSIDADE DO CATAMBOR (UC), oficialmente designada por Escola Superior do Partido, terá surgido nos anos 79/80, depois da tentativa frustrada de vários dirigentes políticos e militares afectos ao MPLA em não conseguirem formar-se em Direito. A sua emergência foi um dos primeiros sinais da cultura da «DOUTOROMANIA» no país.
Apesar de ser profusamente conhecida por UC, a dita «Universidade dos Camaradas» estava, curiosamente, localizada no bairro Alvalade, na ex- «António Barroso», e funcionava em instalações que sido confiscadas à igreja católica.

Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762

Muitos dos candidatos a «Doutores», que apenas possuíam a 4.ª ou, no melhor dos cenários, o antigo 5.º ano dos liceus não concluído, viram os seus sonhos desfeitos, depois de sucessivas reprovações no 1.º ano de Direito, mais concretamente na cadeira de Introdução do Estudo de Direito (INESD), então ministrada pelo professor português Teixeira Martins.
O recrutamento deste docente, que ministrava aulas na prestigiada Universidade de Coimbra, terá resultado do facto, ao que dizem, de ele ter sido militante do Partido Comunista português (PCP). A proximidade ideológica deste partido ao MPLA terá convencido os «camaradas “comunistas” angolanos» que eram favas contadas... Ledo engano! Para desagrado dos «camaradas» angolanos, o camarada «comuna» tuga não misturava ciência e académica com militância partidária, daí os «chumbos» em massa.

A vontade férrea de muitos «camaradas» tornarem-se doutores fez com o antigo reitor da Universidade Agostinho Neto (UAN), Raul Neto, um médico de formação académica, de feliz memória, fosse «varrido» do cargo por ter recusado dar equivalência aos novos «Doutores» do Catambor. A UC tinha como «reitor» o actual juiz conselheiro do Tribunal Constitucional Raul Araújo.
O «caldo» viria a entornar quando, no limiar da década de 1990, o então Reitor da UAN, Guerra Marques, tbm ele de feliz memória, ter dito publicamente que os diplomas da UC não tinham nenhum «valor académico».

Mas, a vontade do «camaradas» criarem um modelo de ensino diferente, separado do resto da sociedade não se ficou pela célebre Universidade do Catambor... Em algumas cidades do país existiram as chamadas «Turmas dos Dirigentes» criadas para dar facilidades aos «camaradas» e evitar a exposição das limitações dos dirigentes do partido e antigos directores das Unidades Económicas do Estado (UEE) aos olhos dos demais alunos.»

Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/a76_G9o4XCg

Postar um comentário

0 Comentários