Responsável dos estudantes angolanos na Cuba, acusado de querer se apoderar do dinheiro dos bolseiros


De: estudantes residentes em Cuba
Para: Dr. Eugenio ( responsável do sector estudantil )

Faz muito tempo que nós os estudantes passamos dificuldades em Cuba , dificuldades estás desnecessária, porque somos de um país potencialmente capacitado para fazer melhor por seus estudantes na diáspora, futuros “quadros” do país. Que por muitas vezes com atitudes ditatoriais, discriminatórias y ignorantes somos submetidos a aceitar condições desfavoráveis.

Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Infelizmente nos tocou estar sobre custódia de responsáveis desumano y sem carácter, que nem sequer têm a capacidade de meter-se no lugar dos demais e sentir por um minuto o que nós os estudantes sentimos, falamos de responsáveis escrupulosamente insensíveis que defendem seus próprios interesses sem preocupar-se com os demais.

Se bem nos lembramos a crise dos 9 meses que vivemos em Cuba, para os que residiram no país Antes dito durante o ano lectivo de 2015-2016 , foi um acto totalmente desumano y insensível por parte dos nossos representantes, passamos momentos difíceis como má alimentação, falta de materiais higiénicos que foi um pesadelo principalmente para as meninas passamos de tudo um pouco, que até hoje temos doentes por consequência desse mau período, sem sequer receber um esclarecimento convincente do que nos é devido  nosso “estipêndio “ que é um direito de todo o estudante bolseiro, nos faltou acima de tudo o acompanhamento dos nossos representantes que nunca se importaram em resolver os problemas dos estudantes, mais sim com as reprovações [parecia que tinham benefícios com isso].

Depois caos do no ano lectivo 2015-2016, entramos numa fase um pouco justa para os estudantes em Cuba, com a representação do profesor Zé Maria boyoth se fizeram sentir os direitos dos estudantes, cumpríamos com os nossos deveres e recebíamos o que nos era devido (o estipêndio e uma relação muito saudável SAE - Estudantes). Estipêndio que fazia-se no valor de 1000 USD bimensal ( de dois em dois meses ), caso existisse algum problema, recebíamos um aviso e cuando fazia-se o pagamento pagava-se os meses de atraso.

Hoje temos um representante que veio com um discurso muito bonito, vendeu-nos esperanças vazias, depois so demonstrou quem ele era de verdade, un ser insensível e ditador. Acreditamos que ele pensa assim de nós os “estudantes “: eles são filhos de camponês, nunca tiveram nada, têm que aceitar o que digo, por estou a lhes fazer um favor. Se pensa assim está muito enganado, porque conhecemos os nossos direitos e conhecemos os regulamentos do INAGBE.

Uma pessoa não pode prejudicar a vida de centenas. Não vamos aceitar isso. Sejamos justos e cumpramos com nossos deveres ( Nosso dever é estudar e o dever do SAE é pagar o nosso estipêndio e resolver os nossos problemas de forma oportuna (em tempo) ), não é fazer as coisas como nos apetece. Queremos líderes capacitados para resolver os problemas dos estudantes, já não queremos líderes incompetentes.

Problemas vividos e por se viver:

1-Como já se viu uma única pessoa mexer no estipêndio de centenas de estudantes, sem demostrar nenhum  decreto, nenhuma lei, nem sequer reunir para esclarecer os problemas que estão a passar? Condenamos este acto,  que não fuja mais os estudantes, reúna e dé a cara .

2- como já se viu uma pessoa com transporte, condição econômica favorável, com condições pra chegar até nós pode mover centenas de estudantes como lhe apetece? Condenamos este acto, seja justo com os estudantes.

3-como já se viu uma única pessoa querer retirar o estipêndio de agosto porque lhe apetece, valor que recebemos durante anos? Condenamos esse acto e dizemos basta a essa ação ditatorial. Nós os estudantes não estamos de acordo.

4- como já se viu um representante pagar 160 CUC aos estudantes reprovados ? Conhecendo os gastos que temos nesse país. Para onde vai o resto do dinheiro? Se o país pode resolver o problema desses estudantes. Sejamos racionais [ o estado paga a formação e os quadros pagam com serviços , participando para o desenvolvimento do país. Não se perde nada em ser justo com nossos irmãos angolanos] . Nós os estudantes não estamos de acordo com isso. Condenamos esse acto

Somos seres humanos, temos nossos planos e nossos projetos, e não aceitaremos que nada nem ninguém arruine nossos sonhos, só queremos o que nos é devido, queremos os nossos 29 CUC retirados; Queremos de volta nossos 1000 CUC bimensal; queremos o respeito do SAE; queremos um SAE que ame e lute pelos estudantes angolanos em Cuba.

A UNIÃO FAZ A FORÇA E DIGAMOS BASTA A ESSE ABUSO CONTRA OS ESTUDANTES. SOMOS SERES HUMANOS NÃO SOMOS ANIMÁIS.

Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/dxOHasGwSko

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Vamos partilhar até chegar as autoridades competentes do nosso país.
    Força irmãos.

    ResponderExcluir