Makuta Nkondo eleito político mais honesto em Angola
O político Makuta Nkondo, deputado independente pela bancada parlamentar da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral – CASA-CE, foi eleito pelos internautas da rede social Facebook o “político mais honesto em Angola”.
Com nove pontos, a escolha de Makuta Nkondo resulta de um “inquérito” realizado num período de 12h00, na rede social “Facebook” onde o conhecido jornalista angolano, Coque Mukuta questiona “entre os políticos angolanos quem pode ser considerado o mais honesto?”
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Pelo que não se fez esperar e chuva de votos indicavam diversos nomes. Onde ficou deste modo, eleito para a segunda posição o deputado do MPLA João Pinto, que obteve um total de cinco votos. Para a terceira posição foi eleito o actual Presidente da República João Lourenço e Abel Chivukuvuku com quatro pontos cada .
O inquérito que durou cerca de 12horas, registou um total de 86 votos, sendo 54 votos válidos, 29 votos nulos e três abstenções. Entretanto, com o mesmo número de votos, na quarta posição estão três conhecidas figuras, nomeadamente, Adalberto Costa Júnior, presidente da UNITA, Filomeno Vieira Lopes, do Bloco Democrático (BD) e o ex-chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos.
A penúltima posição, quinta no caso, foi ocupada pelos políticos e deputados à Assembleia Nacional Nelito Ekuikui e Albertina Navita Ngolo, respectivamente.
No sexto e último lugar estão 19 políticos angolanos, onde o destaque recai para o antigo líder da UNITA, Isaías Samakuva, Benedito Daniel, presidente do Partido de Renovação Social (PRS), deputado David Mendes e Jonas Savimbi, líder fundador do maior partido angolano na oposição.
A lista de “políticos honestos em Angola na cauda do ranking” engrossa ainda o chefe da bancada parlamentar do MPLA, Américo Kunonoka, deputado Joaquim Nafoia, da UNITA, Lucas Ngonda, da FNLA, Jeremias Dumbo, antigo administrador de Viana e Liberty Chyaka, líder parlamentar dos “maninhos”.
Na visão dos internautas “inquiridos” na página do “Facebook”, os políticos Lúcio Lara, Luther Rescorva, Luvualu de carvalho, Manuel Augusto, Manuel Saviemba, Adriano Mendes de Carvalho, Paulo Lukamba Gato, Quintino António Moreira e Raul Danda, fazem também parte dos “políticos classificados como honestos em Angola mas com apenas um voto”.
Quem o Makuta Nkondo?
Makuta Nkondo é deputado à Assembleia Nacional e foi eleito nas eleições gerais de Agosto de 2017 como independente na lista da Convergência Ampla de Salvação de Angola Coligação Eleitoral (CASA-CE).
É bastante conhecido pela sua forma aguerrida de enfrentar as situações e é também jornalista de profissão.
Envolveu-se na política desde muito cedo, tendo sido pioneiro da UPA. Promete morrer pela verdade e defender os direitos dos angolanos. Entre 2008 e 2012 foi deputado da II Legislatura pela Bancada Parlamentar da UNITA.
A sua carreira como jornalista teve início na ANGOP. Foi representante da Agência France Press e trabalhou para o Jornal Folha 8 e para o Angolense, que “foi extinto de maneira misteriosa”, segundo Makuta Nkondo. Revela ter sido despedido da Angop e do Ministério das Pescas por defender os trabalhadores.
Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/jnMjB0gE0QM
0 Comentários